Lingua portuguesa - oab

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 139 (34501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE PORTUGUÊS I PROF. DIMAS MONTEIRO DE BARROS

1

FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO Frase: é todo enunciado de sentido completo.
locução verbal: dois verbos (auxiliar + principal) indicando uma única ação.

Bom dia! Hoje não é feriado. Quanto mais estudo, mais percebo o quanto ainda preciso estudar.

Oração: é o enunciado que se organiza em torno de um verbo ou locução verbal. Período: frasecom uma ou mais orações. O período pode ser: a) simples: possui uma única oração, denominada absoluta. b) composto: possui duas ou mais orações. uma oração período O povo brasileiro gosta de futebol. (um verbo simples) uma oração Aquele deve ser o irmão do padre. (uma locução verbal período simples) duas orações Cheguei tarde porque dormi demais. (dois verbos período composto) três orações períodocomposto) Vim, vi, venci. (três verbos

TERMOS DA ORAÇÃO a) Termos essenciais sujeito predicado b) Termos integrantes complemento verbal (objeto direto e objeto indireto) complemento nominal agente da passiva c) Termos acessórios adjunto adnominal adjunto adverbial aposto d) Vocativo

CURSO DE PORTUGUÊS I PROF. DIMAS MONTEIRO DE BARROS

2

SUJEITO E PREDICADO

Por que é tão importanteidentificar o sujeito da oração? Essencialmente, para se fazer a correta concordância verbal, pois é com o sujeito que o verbo deve concordar.

Sujeito: termo da oração do qual se diz alguma coisa. Para encontrar o sujeito, pode-se elaborar uma pergunta, colocando o que ou quem antes do verbo. As pessoas deviam ir mais ao teatro. Nosso plano não deu certo. (Quem devia ir mais ao teatro?Resposta: as pessoas.) (O que não deu certo? Resposta: nosso plano.)

Núcleo do sujeito: palavra que é a essência do sujeito. Nos exemplos acima, os núcleos do sujeito são: pessoas e plano. Predicado: aquilo que se diz a respeito do sujeito. Possui pelo menos um verbo ou locução verbal. Os verbos podem ser: intransitivos, transitivos ou de ligação. Verbo intransitivo: apresenta sentido completo, isto é,a ação verbal não transita para nenhum complemento. Meu filho nasceu. Os bandidos fugiram. Verbo transitivo: para sua perfeita compreensão, exige um complemento, para o qual transita a ação verbal. Compramos um carro. Todos gostam de você. alguém.) (quem compra, compra alguma coisa.) (quem gosta, gosta de alguma coisa ou de

a) Verbo transitivo direto (V.T.D.): o complemento, denominado objetodireto (O.D.), não é precedido de preposição obrigatória. Acertei o alvo. V.T.D. O.D. (Acertei o quê? Resposta: o alvo.)

b) Verbo transitivo indireto (V.T.I.): o complemento, denominado objeto indireto (O.I.), é precedido de preposição obrigatória. preposição: em Ninguém acredita em você. Resposta: em você.) V.T.I. O.I. (Ninguém acredita em quem?

CURSO DE PORTUGUÊS I PROF. DIMAS MONTEIRO DEBARROS

3

c) Verbo transitivo direto e indireto (V.T.D.I.): possui dois complementos preposição: a (aos = a + os) (um objeto direto e um objeto indireto). O presidente concedeu uma entrevista coletiva aos jornalistas. V.T.D.I. O.D. O.I. (Concedeu o quê? Resposta: uma entrevista coletiva.) (Concedeu a quem? Resposta: aos jornalistas.) Verbo de ligação: é vazio de sentido; serve apenas paraligar ao sujeito um termo que lhe atribua uma qualidade, estado ou classificação (e que se denomina predicativo do sujeito). Ela era bonita. Eles pareciam felizes. O mar está azul.
Se eliminarmos o verbo de ligação, e falarmos como os índios, ainda assim é possível entender a mensagem: Ela bonita. Eles felizes. Mar azul.

Nesses exemplos, bonita, felizes e azul são predicativos do sujeito.TIPOS DE SUJEITO a) Sujeito determinado: pode ser identificado com precisão. Pode ser simples (um só núcleo) ou composto (dois ou mais núcleos). O forte nevoeiro causou muitos acidentes. sujeito simples) Meu pai e meus dois tios estão na França. sujeito composto) (um só núcleo: nevoeiro (dois núcleos: pai e tios

Sujeito oculto ou elíptico: sua identificação se faz apenas pela desinência verbal....
tracking img