Lingagem x fala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Linguagem x Língua

Linguagem – capacidade humana de estabelecer comunicação, seja por gestos, sons, palavras, sinais, símbolos etc. Serve para representar conceitos, ideias, sentimentos,significados, pensamentos.

Língua – conjunto de palavras e expressões usadas por uma comunidade, munido de regras próprias organizadas em um sistema (a gramática de uma língua). Também chamada código.ESCRITA X FALA

Características da fala

Na fala, se o ouvinte não entender alguma coisa, ele faz perguntas, pede para o outro falar novamente. Mesmo quem fala se falar algo que não estáadequado, pode repetir a mensagem, pode consertar. Por isso, embora às vezes possa parecer que o contexto da escrita, por exemplo, retrata o contexto da fala, não é verdade, porque cada um dessescontextos tem suas particularidades.
A fala é anterior à escrita. Todo ser humano, dentro das suas normalidades, tem a capacidade de falar. Já a escrita é adquirida, não sendo de acesso a todos (algunspovos possuem língua falada própria, mas não escrita).
Quando falamos, qualquer problema na interpretação ou compreensão pode ser imediatamente retomado e solucionado; além do que, quando conversamosou somos ouvidos, outros componentes da "fala" formam um ambiente propício para a interpretação da mensagem: gestos, expressões faciais, tons de voz que completam, modificam, reforçam o que dizemos.Trechos da fala do homem:
“Aqui é bem cegadu”
“Tem umas cachoeira boa”
“Nessa Santo Antoio onde ocês foram lá é muito bonito. A água lá é muito fria (...). Lá é bonito”

A língua falada, porse desenvolver espontaneamente, é caracterizada pela hesitação, repetição, pausas na voz etc.

Característica da escrita

Note que, até para escrever o discurso falado tentando ser fiel à fala,é problemático, pois é necessário marcar as pausas próprias dessa modalidade, evidenciando as repetições.
Na escrita, a realidade é diferente, lidamos com outro contexto: faz-se uma comunicação e...
tracking img