Linfocitos be t

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estácio de Sá
Curso de Medicina

Maturação e Ativação de Linfócitos B e T


Rio de Janeiro-RJ
2012


Desenvolvimento dos linfócitos B e T
Os linfócitos B e T originam-se a partir de precursores linfóides, derivados da medula óssea, que se compromete com a linhagem linfocitária. O desenvolvimento e amadurecimento das células B ocorre na medula óssea, enquanto osprogenitores iniciais das células T são desenvolvidos na medula óssea e migram para o timo, onde irão amadurecer. O amadurecimento inicial é caracterizado pela proliferação celular induzida pelas citocinas, especialmente a IL-7, levando a um aumento acentuado do número dos linfócitos imaturos.
Estágios na maturação e seleção dos linfócitos B

O desenvolvimento das células B ocorre em estágioscaracterizados por diferentes padrões de rearranjos e expressão dos genes das Ig. Os progenitores comprometidos com a linhagem de células B proliferam sob a influência da IL-7, dando origem a um grande número de precursores de linfócitos B, chamados de células pró-B que expressam três genes, TdT, RAG1 e RAG2, que comandam a recombinação gênica necessária para a produção de imunoglobulinas. Natransição entre pró-B e pré-B, a recombinação V-D-J é completada no locus da cadeia H da Ig. Um RNA primário, contendo o complexo VDJ e os genes C das Ig, é produzido e os exons da região C µ do RNA da cadeia pesada são emendados ao exon VDJ para gerar um RNAm maduro, que é traduzido para formar a proteína da cadeia pesada µ.
Algumas das proteínas µ são expressas na superfície da célula associada a duasoutras proteínas invariáveis, que são semelhantes às cadeias leves, para forma o complexo receptor da célula pré-B (pré-BCR), juntamente com as moléculas acessórias Igα e Igβ. Esse receptor manda sinais de sobrevivência e proliferação, assim como sinais para inibir o rearranjo do outro alelo da cadeia pesada (exclusão alélica).
No estágio de células B imatura, ocorre a recombinação V-J nos lociƙ e λ, e as proteínas das cadeias leves são expressas. As cadeias pesadas e leves são montadas para formar uma molécula intacta de IgM, que é expressa na superfície da célula. As células B imaturas deixam a medula óssea e migram para os tecidos linfóides periféricos, onde completam o seu desenvolvimento. No estágio de célula B madura, ocorre a síntese das cadeias pesadas µ e δ, mediada pela emendaalternativa do produto da transcrição primária do RNA da cadeia pesada, e IgM e IgD são expressas na membrana.
No processo de seleção negativa, os linfócitos B imaturos, ainda na medula óssea, que reconhecem antígenos próprios com alta afinidade sofrem apoptose ou entram em um processo denominado edição de receptor, no qual os genes RAG são novamente ativados e outra combinação V-J de cadeia leveé gerada em substituição à anterior, auto-reativa.
Estágios na maturação e seleção dos linfócitos T restritos ao MHC

O processo de maturação dos linfócitos T ocorre em etapas sequenciais que envolvem a recombinação somática e expressão do TCR, proliferação das células, expressão dos co-receptores CD4 e CD8 e seleção positiva e negativa induzida por apresentação de antígenos próprios porcélulas do estroma tímico. Os primeiro imigrantes da linhagem T não expressam TCRs ou as moléculas CD4 e CD8. As células T em desenvolvimento no timo, chamadas de timócitos, inicialmente se localizam na porção externa do córtex, onde proliferam, ocorre o rearranjo dos genes TCR e expressão das moléculas de superfície CD3, TCR, CD4 e CD8. Conforme se desenvolvem, elas migram do córtex para a medula.Os timócitos mais imaturos, chamados de células pró-T, são CD4 CD8 (duplo-negativos), e os genes do TCR estão na configuração da linhagem germinativa. No estágio de célula pré-T, os timócitos continuam sendo duplo-negativos, mas a recombinação V-D-J no locus da cadeia β do TCR é completada. Os transcritos primários da cadeia β são expressos e processados para aproximar um gene Cβ do...
tracking img