Ligia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho inicia - Realismo/ Naturalismo
Autor: Machado de Assis
Gênero textual: Conto

1. A descrição é um recurso utilizado tanto na prosa romântica quanto na prosa realista, mas com finalidades diferentes. Compare a seguir duas descrições de personagens femininas: a primeira é de Aurélia, da obra Senhora, de José de Alencar, e a segunda, de Conceição, personagem do conto “Missa do Galo”.I. “Era uma expressão fria, pausada, inflexível, que jaspeava sua beleza, dando-lhe quase a gelidez da estátua. Mas no lampejo de seus grandes olhos pardos brilhavam as irradiações da inteligência.”.
II. “Tudo nela era atenuado e passivo. O próprio rosto era mediano, nem bonito nem feio. Era o que chamamos uma pessoa simpática. Não dizia mal de ninguém, perdoava tudo. Não sabia odiar,pode ser até que não soubesse amar.”
a) Qual dos dois textos apresenta vocabulário e construções mais sofisticados em estilo elevado e poético?
b) Ambos os fragmentos, sendo descritivos, servem para caracterizar as personagens. Entre eles, contudo, há uma diferença essencial quanto à finalidade. Observe algumas imagens e adjetivos empregados:
I.expressão inflexível, gelidez da estátua,lampejo dos olhos
II.rosto mediano, nem bonito nem feio, simpática
Em qual fragmento a descrição tem a finalidade de:
• elevar e idealizar a personagem?
• Retratar a personagem como ela realmente é?
2. Preocupada em retratar a realidade de modo objetivo, quase documental, a prosa realista geralmente é marcada pelo registro preciso do tempo e do espaço e pela narrativa lenta.a. Observe as datas citadas no texto. Quando ocorre a situação vivida por Nogueira? Em que noite, particularmente?
b. Em que cidade e em que lugar ocorreram os fatos?
c. Quanto tempo transcorre desde o momento em que Conceição entra na sala em que está Nogueira até o momento em que ele sai à rua para ir à missa?
d. Pelas lembranças que são narradas, esse tempo parece ter demoradopara passar ou parece ter passado rapidamente?
3. Nos textos em prosa do Realismo, a narrativa normalmente flui lentamente, como forma de captar as sutilezas dos diálogos entre personagens, suas reflexões interiores, suas lembranças do passado, etc. Em “ Missa do Galo”, as ações e diálogos são perpassados por uma ambigüidade que fica ainda mais acentuada pela lentidão narrativa.
a) Quetipo de ambigüidade existe no relacionamento entre Conceição e Nogueira?
b) Por que a lentidão narrativa acentua essa ambigüidade?
4. No século XIX, raramente uma mulher conversava com um homem a sós, principalmente em um ambiente fechado e à noite. Vários elementos contribuem para criar uma crescente atmosfera de intimidade e atração entre as personagens.
a) Identifique no texto osfatos que comprovem uma intimidade cada vez maior entre Conceição e Nogueira?
b) Observe os espaços ocupados pelas personagens no ambiente. De que forma eles acentuam essa atmosfera de intimidade e atrtação?
c) Levante hipóteses: Que razões poderiam ter levado Conceição a sentir vontade de viver uma aventura amorosa? E Nogueira?
d) Que fato posterior, relatado no final da história,confirma que Conceição era uma mulher capaz de se interessar por outro homem alem do marido?
e) Quais dos fragmentos evidenciam a atração de Nogueira por Conceição/
• “Que velha o quê, D. Conceição!”
• “cochichávamos os dois, e eu mais que ela, porque falava mais”
• “A presença de Conceição espertara-me ainda mais que o livro”.
• “ela, que era apenas simpática, ficou linda,ficou lindíssima”
f) Quais dos seguintes fragmentos evidenciam pensamentos e sentimentos contraditórios experimentados por Conceição?
• “Cuidei que ia dizer alguma coisa; mais estremeceu, como se tivesse um arrepio de frio, voltou as costas e foi sentar-se”
• “Depois referiu uma história de sonhos, e afirmou-me que só tivera um pesadelo em criança”.
• “Mais baixo! Mamãe pode...
tracking img