Lideranca e motivacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Liderança e motivação – práticas novas, propósitos antigos


José Lourenço de Sousa Neto (nov/2002)


Resumo


O trabalho a seguir repassa alguns dos principais conceitos sobre liderança, comentando alguns pontos específicos, detendo-nos mais demoradamente na visão atual de liderança como administração do sentido.


I. Introdução


A liderança é um assunto que sempre despertouinteresse. Tanto é, que especulações em torno dela remontam a “A República”, de Platão, e mesmo aos diversos livros do Antigo Testamento, da Bíblia, passando por vários autores e obras ao longo dos séculos, conforme citado por Bergamini (1994, p.23). Nos últimos 60 anos esse interesse acirrou-se, especialmente com o advento das teorias científicas da administração e dos estudos organizacionais. Apesardisso, poucos assuntos são tão controversos quanto este, não havendo até agora uma definição de aceitação universal.


Cada nova abordagem critica as anteriores, mas é forçoso reconhecer que todas têm sua validade. Como é de praxe na construção científica, é como se cada escola acrescentasse uma pedra ao edifício conceitual, sem que nenhuma delas detivesse, pelo menos até o momento, a palavrafinal ou mesmo a condição de abranger todo o sentido do que seja liderança.


Nosso propósito, neste trabalho, é repassar o que tem sido apresentado pelos estudiosos do tema, comentando alguns pontos específicos, detendo-nos mais demoradamente na visão atual de liderança como administração do sentido. Apresentando ao final nossas conclusões sobre o que foi visto. A linha que nos conduzirá é aobra de Cecília Whitaker Bergamini: Liderança. - Administração do Sentido (São Paulo: Ed. Atlas, 1994).


II. O que é liderança?


O dicionário informa:


Liderança: espírito de chefia; forma de dominação baseada no prestígio pessoal e aceita pelos dirigidos (Dic. Aurélio). Função, posição, caráter de líder; espírito de chefia; autoridade, ascendência (Dic. Houaiss).


Líder: Indivíduoque chefia, comanda e/ou orienta, em qualquer tipo de ação, empresa ou linha de idéias; guia, chefe ou condutor que representa um grupo, uma corrente de opinião, etc. (Dic. Aurélio). Indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros; pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras; pessoa que se encontra à frente de um movimento de caráterreligioso, filosófico, artístico, científico, etc.; algo ou alguém que guia, conduz (Dic. Houaiss).


Além de incompletos, se queremos entender como o fenômeno ocorre no interior do grupo e da organização, as definições acima começam com uma falha grosseira, para quem já se ateve um pouco que seja sobre o assunto – confunde liderança com chefia e líder com chefe.


Bergamini lista uma sériede conceitos apresentados por vários estudiosos, nos últimos 25 anos, sem que qualquer um deles seja conclusivo. Dois pontos, porém, perpassam todos os conceitos – é um fenômeno de grupo, isto é, não se fala de líder/liderança em se tratando de um indivíduo isoladamente; e trata-se “de um processo de influenciação exercido de forma intencional” (Bergamini, 1994: 15). A autora entende queHollander apresenta a definição mais abrangente:


O processo de liderança normalmente envolve um relacionamento de influência e duplo sentido, orientado principalmente para o atendimento de objetivos mútuos, tais como aqueles de um grupo, organização ou sociedade. Portanto, a liderança não é apenas o cargo do líder mas também requer esforços de cooperação por parte de outras pessoas. (Hollander[1],apud Bergamini, 1994: 15).


De forma parecida, Robbins define “liderança como a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance dos objetivos”, ressaltando que “nem todos os líderes são administradores, nem todos os administradores são líderes”. E chama a atenção para o fato de que


As organizações precisam de liderança forte e administração forte para atingir sua eficácia ótima....
tracking img