Aps-sobre gestao de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Há muito se tem discutido a respeito do ganho de produtividade dentro das empresas. O maior desafio das organizações na atualidade diz respeito à redução dos custos e principalmente no aumento dos lucros, que hora, são necessários a qualquer organização que tem como principal objetivo à permanência no mercado. Essa situação se deve principalmente a grande exigência do mercadoconsumidor em adquirir produtos com excelente qualidade e menor preço.
Devido a essa exigência, as organizações ficam ilhadas e tem a obrigação de investir em novos produtos e principalmente em novas técnicas de produção que propiciem o atendimento do mercado. Para que isso aconteça são necessários novos investimentos, às vezes alto ou às vezes pequeno, mas essenciais ao novo modelo de produção.Porém, nem sempre o mercado consumidor tem a mesma visão, isso porque, com a oscilação do mercado, os novos concorrentes e uma enorme gama de novos produtos similares, o aumento do preço se torna um fator altamente negativo à organização. É exatamente nesse contexto que entra o que chamamos de redução dos custos. Ultimamente esse termo está sendo muito utilizado, visto que, as organizações têm comodiferencial competitivo um produto de boa qualidade com um bom preço.
Um fator importante no que diz respeito à redução dos custos é a conscientização dos setores produtivos com a intenção de fazer com que esses setores reavaliem seus processos produtivos, gerando uma reengenharia dentro da organização. É importante lembrar que para operacionalizar tal iniciativa dentro de qualquer organização énecessário o comprometimento de todas as áreas envolvidas no processo, tornando a tratativa eficaz visando o resultado esperado.
Nesse contexto o trabalho visa propor a criação de novos valores e novas idéias, agregando conhecimentos práticos organizacionais relativos à redução dos custos de produção, tanto no setor de serviços como no setor industrial.

2. Metodologia
Segundo Vicente FalconiCampos (Consultor e Conselheiro do INDG Instituto de Desenvolvimento Gerencial), os custos relativos a problemas de qualidade do produto ao longo de sua fabricação ainda podem ser bem elevados e nem sempre fáceis de resolver.
O conceito de produtividade como sendo a melhor relação entre o volume produzido e os recursos consumidos, vem de encontro com o assunto abordado, isso porque, percebe-se arelação sistêmica da cadeia de produção. Se atuarmos em um mercado que a demanda por produtos é grande, ou crescente, para realizarmos os ganhos de produtividade obtidos, temos que nos focar em aumentar a nossa oferta de produtos, mantendo, e se possível reduzindo, o consumo dos recursos necessários para sua execução.
Outro fator que deve ser lembrado é o não conhecimento adequado por grandeparte das empresas em relação à eficiência e eficácia. Entende-se por eficiência o fazer certo e eficácia o fazer a coisa certa. O que se percebe é que há uma grande confusão em relação à produtividade, eficiência e eficácia, sendo que em certas organizações, esses três termos chegam a ter a mesma definição. Dessa forma, possibilita aos gestores de projetos, verificarem de forma mais exata a melhorforma de se reduzir os custos de produção, sem que haja grandes impactos no setor produtivo. Os fatores citados acima estão voltados exatamente para dentro da organização, enquanto a organização está voltada para o cliente que é sua principal variável no mercado competitivo.
A organização do trabalho retrata a concepção da empresa e determina os procedimentos necessários para o seudesenvolvimento. Tendo os seus procedimentos bem definidos e organizados, a organização pode dessa forma diminuir consideravelmente os custos da operação, pois a eliminação do retrabalho e desperdícios no setor operacional, possibilitando dessa forma verificarmos que a organização além de um grande aliado na redução dos custos, também tem influência fundamental e necessária nos procedimentos internos da...
tracking img