Sistema aps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
A sigla APS (Advanced Planning Systems) representa uma categoria de softwares especializados em planejamento sofisticado. Podem se integrar com sistemas de manufatura do tipo ERP ou com soluções avançadas de gestão do SupplyChain. Como característica principal, estes softwares buscam otimização do resultado da empresa através do melhor sequenciamento de produção, levando emconsideração todas as restrições inerentes à manufatura (disponibilidade de equipamentos, de recursos humanos, ferramentais, movimentação, sequências de entrada nos equipamentos, etc...).
O surgimento do APS marca a mudança mais significativa nos sistemas de manufatura desde o advento do MRP, há mais de 20 anos. O MRP permitiu que as empresas diminuíssem os esforços e os problemas com o ressuprimento dematéria-prima, agregando uma importante mudança conceitual: o cálculo da necessidade de materiais passou a ser executado com base na necessidade futura e não no histórico de utilizações passadas. Porém, mesmo com a evolução tecnológica neste período, muitos problemas continuaram gerando ineficiências na programação da produção (e consequentes desperdícios), os quais o APS vem ajudar a resolverproblemas durante o ciclo de programação.
No sentido mais amplo, os sistemas APS têm um escopo que vai desde o nível estratégico no desenho de redes logísticas, até o nível operacional da programação detalhada de cada máquina no piso de fábrica.
Os sistemas APS utilizam técnicas diversas para a geração de programas de produção, de materiais e de transporte.
Algumas das técnicas usadas são:
*Algoritmos genéticos;
* Programação linear;
* Heurística;
* Regras de seqüenciamento e outras;

2. CARACTERÍSTICA DO SISTEMA APS
APS são rápidos: Uma simulação de MRP pode levar várias horas, mesmo com os mais poderosos processadores existentes hoje em dia. Já as simulações de APS podem ser medidas em minutos e até em segundos, permitindo uma programação da fábrica quase em temporeal, se conveniente, e facilitando a comunicação com os realizadores das tarefas.
APS utilizam programação por capacidade finita dos recursos: Quando o MRP planeja materiais, ele assume que os componentes e materiais podem ser obtidos dentro de um prazo constante. Estes prazos (lead-times) são cadastrados no sistema e representam o período de tempo médio necessário para produzir ou comprar umdeterminado item. Eles são fixos ou, no máximo, possuem um componente variável em função do tamanho do pedido. No entanto, os lead-times reais variam de acordo com a carga da fábrica, disponibilidades de pessoal e outros recursos, sequências de produção adotadas, e outros fatores restritivos. A abordagem MRP utiliza os lead-times fixos para determinar o início e o fim das ordens de produção, esomente após a distribuição no tempo das ordens, verifica as inconsistências (sub ou sobre utilização de um determinado recurso). É o que se convencionou chamar de abordagem por capacidade infinita dos recursos. Os APS reconhecem as restrições da manufatura, que são indicadas por regras definidas pelos usuários, ajustando o programa e/ou a capacidade de acordo com estas regras estabelecidas, buscandootimizar a sequência de produção. É o que se chama de programação por capacidade finita.
APS planejam materiais e capacidade dos recursos simultaneamente: Os sistemas MRP normalmente executam antes um cálculo das necessidades de material, considerando que a planta possui recursos ilimitados de produção (abordagem da capacidade infinita dos recursos), e depois acusam as inconsistências de alocaçãode equipamentos (por exemplo, utilização superior a 100% por cento de uma máquina em um período de tempo). Estas inconsistências podem invalidar o planejamento de materiais, gerando faltas e os consequentes problemas de produção, ou mesmo indicando uma data de chegada indevida dos materiais na empresa, com o desembolso desnecessário decorrente. O APS cria um plano de produção integrado, pois...
tracking img