Lidar com adolecentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Na tarefa de educar um filho, a adolescência é certamente o período mais difícil para os pais. Para entendermos o adolescente, faz-se necessário que entendamos o que é a adolescência afinal.
Falar de disciplina na fase da adolescência pareceria algo impossível, visto que está é a passagem da infância à vida adulta, o jovem enfrenta um grande número de dificuldades, mudanças eadaptações que o desajustam. O adolescente vive a “procura da identidade”. Em meio a um turbilhão de mudanças por qual passam os alunos, o desafio do professor é ajudá-los com a dispersão natural da idade. O corpo passa por alterações físicas e hormonais e pode provocar estranhamento e sensação de desconforto. No entanto, a culpa não é só dos hormônios. Nessa fase, o cérebro também passa por umprocesso delicado: as conexões entre os neurônios se desfazem para que surjam novas. Uma das questões mais discutidas no âmbito escolar está ligada à indisciplina, essa constantemente gera muita polêmica, as causas são inúmeras e dificilmente se chega a uma conclusão. Nesse sentido, o primeiro passo a ser traçado é a realização de uma análise para conhecer os motivos que levam os indivíduos a secomportar de forma indisciplinada. Antes de julgar o comportamento de alguns é preciso verificar a realidade da escola, da família, o psicológico, o social, além de muitos outros. Um aspecto de grande relevância é a família, problemas familiares podem acarretar na indisciplina escolar. Iremos discutir sobre a análise do comportamento dos alunos indisciplinados como lidar com eles na escola.

2 OADOLESCENTE
Adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais.
A puberdade é a fase inicial da adolescência, caracterizada pelas transformações físicas e biológicas no corpo dos meninos e meninas. É que acontece o auge de um período de maturaçãohormonal próprio do ser humano e dentro desse período que se inicia também a adolescência que é um processo psicológico e social. É um período onde o jovem vive cheio de ansiedade, alterações no comportamento e grandes tensões. Nesta fase, os adolescentes variam muito e rapidamente em relação ao humor e comportamento: agressividade, tristeza, felicidade, agitação e preguiça, são os mais comuns.
Por setratar de uma fase difícil para os adolescentes, é importante que haja compreensão por parte de pais, professores. O acompanhamento e o diálogo neste período são fundamentais.
Os jovens não são crianças, mas também não são adultos. Assim os pais cobram atitudes de responsabilidade, mas também os acham crianças para outros padrões de comportamento. Jovens em fase de adolescência ficamconstantemente aborrecidos com as limitações impostas por adultos e podem sentir revoltas. É uma etapa de buscar informações, e podem sofrer por não terem as informações. Cabe aos pais e os professores exercerem o papel de provedor da informação.
Uma das maiores preocupações é fazer parte de um grupo em que se encaixe.

3 A INDISCIPLINA NA ADOLESCÊNCIA

A indisciplina é um dos temas que atualmentemais preocupam pais e professores. Para alguns professores, a indisciplina, é a falta de noções de regras e limites por parte do aluno.
A adolescência já é por si só um período de contestações. O jovem contesta tudo o que pode. O problema reside na escola e no profissional que não sabe lidar com a contradição do adolescente que incomoda os colegas e os professores com sua agressividade.
Aindisciplina escolar atravessa todo o processo educativo e vem-se constituindo como grande deficiência do processo pedagógico, comprometendo as aprendizagens dos alunos e afetando a estabilidade emocional e o desempenho profissional dos docentes.É por isso que se faz necessário procurar o real sentido do que quer dizer indisciplina no âmbito escolar.
Os professores ao invés de lamentar-se pela falta...
tracking img