Licsd

265 palavras 2 páginas
Nasceu no interior de São Paulo, em Igarapava, em 24 de maio de 1913.
Seu pai, autodidata que falava seis línguas, inclusive árabe, foi quem despertou na escritora o gosto pela leitura.
Lembra com ternura a primeira vez em que entrou numa biblioteca, acompanhada pelo pai. Tinha 10 anos. Seu Carlos pediu para a bibliotecária dar um livro a sua filhinha. O livro escolhido pela bibliotecária foi A Dama das Camélias. Muitas das situações descritas no livro, Odette veio a entendê-las só vários anos depois.
Formada no curso Normal do Instituto de Educação Caetano de Campos, em São Paulo, trabalhou como professora primário no Colégio de Santana durante quatro anos. Entrou na Faculdade de Medicina, mas interrompeu o curso para ser professora.
Seus primeiros trabalhos literários foram publicados no Jornal O Ginásio. Colaborou com suas poesias nos jornais Eco Mariano e O Jocismo.
Aos 22 anos, em 1935, publica “Tranqüilidade”, livro de poemas, prefaciado por Correa Junior.
Casa-se aos 24 anos com Leo Mott e com os filhos começam a surgir os livros. “Aventuras no país das nuvens”, editado em 1945, pela Editora do Brasil, foi o primeiro. Publicou pelas Editoras Melhoramentos, Brasiliense, Paulinas, Edicon, e outras mais.
Foi co-fundadora do Centro de Literatura Infantil e Juvenil, CELIJU.
Em 1981 ultrapassou um milhão de livros publicados, vários deles traduzidos para outras línguas e em escrita braile para deficientes visuais.
Recebeu o mais importante prêmio de literatura infanto-juvenil, Hans Christian Andersen.
Três bibliotecas paulistas têm o nome de Odette de Barros Mott.

Faleceu em São Paulo, em 1998, com 85

Relacionados