Kkkkkk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Algumas companhias tabagistas já foram acusadas de adicionarem amônia aos cigarros, numa tentativa de aumentar a liberação de nicotina, o que fortalece a dependência. Suponha que uma amostra de cigarro libere 2,0 × 104mol de amônia, a 27°C e 1 atm. (Dado: R = 0,082 atm × L / K x mol).
O volume de NH3 gasoso, em mL, será, aproximadamente
(A) 49   
(B) 4,9   
(C) 0,49   
(D) 0,049   
(E)0,0049

2. Considere o texto a seguir:
Cavendish ficou intrigado pelo gás que era produzido quando certos ácidos reagiam com metais. [...] Descobriu que esse novo gás tinha uma densidade de apenas 1/14 da do ar. Observou também que, quando uma chama era introduzida numa mistura desse gás com ar, o gás pegava fogo. Por isso chamou-o de "ar inflamável dos metais". [...] Cavendish pensou que o arinflamável vinha de fato dos metais, não do ácido. Como a maioria dos químicos, seus contemporâneos, ele também aceitava a teoria do flogístico, acreditando que os metais eram uma combinação de cinza metálica e flogístico. Isso, juntamente com a leveza e inflamabilidade excepcionais do "ar inflamável", o levou à conclusão sensacional de que havia conseguido isolar o flogístico.   (Paul Strathern,"O sonho de Mendeleiev")
As informações contidas no texto permitem concluir que o gás observado por Cavendish era o
(A) O2    
(B) N2    
(C) H2    
(D) CO2    
(E) CH4

3. Uma equipe tenta resgatar um barco naufragado que está a 90 m de profundidade. O porão do barco tem tamanho suficiente para que um balão seja inflado dentro dele, expulse parte da água e permita que o barco seja içadoaté uma profundidade de 10 m. O balão dispõe de uma válvula que libera o ar, à medida que o barco sobe, para manter seu volume inalterado. No início da operação, a 90 m de profundidade, são injetados 20.000 mols de ar no balão. Ao alcançar a profundidade de 10 m, a porcentagem do ar injetado que ainda permanece no balão é
(Pressão na superfície do mar = 1 atm; No mar, a pressão da água aumenta de 1atm a cada 10 m de profundidade. A pressão do ar no balão é sempre igual à pressão externa da água.)
(A) 20 %    
(B) 30 %    
(C) 50 %    
(D) 80 %    
(E) 90 %

4. Considere os gases NH3 e CO2 nas mesmas condições de pressão e temperatura. Podemos afirmar corretamente que a relação entre as velocidades de difusão dos mesmos, vNH3/vCO2, é igual a: (Massas Molares: C = 12 g.mol1; O = 16g.mol1 ; N = 14 g.mol1; H = 1 g.mol1 )
(A) 2,0    
(B) 1,6     
(C) 1,4     
(D) 0,6     
(E) 1,0

5. Usando os conceitos relacionados ao estudo dos gases, podemos afirmar CORRETAMENTE que
(A) através da Lei de Boyle, é possível comprovar que, a uma temperatura constante, o volume ocupado por uma massa fixa de um gás é diretamente proporcional à pressão.
(B) de acordo com a Teoria CinéticaMolecular dos gases, um gás é formado por moléculas em constante movimento e, em um gás ideal, não há atração nem repulsão entre as moléculas.
(C) pela Lei de Charles, para transformações isobáricas, o volume de um gás é inversamente proporcional à temperatura absoluta.
(D) pela Lei de Gay-Lussac, proposta em 1802, quando uma massa variável de um gás sofre transformação isocórica, a pressão dogás será diretamente proporcional à temperatura absoluta do sistema.
(E) pela Hipótese de Avogadro, gases diferentes, nas mesmas condições de volume, de pressão e de temperatura, sempre apresentarão diferentes números de moléculas

6. Quanto aos gases, é CORRETO afirmar que
(A) sob pressão de uma atmosfera e temperatura ambiente, um mol de qualquer gás ocupa o volume de 22,4 litros
(B) a equaçãode estado que relaciona volume, temperatura, pressão e massa de um gás é chamada equação de Clapeyron
(C) nas transformações isométricas, o volume varia, enquanto a temperatura e a pressão permanecem constantes
(D) a 1 atm, 760 mmHg e 273 K, o volume de um mol de gás depende de sua posição na tabela periódica
(E) a expressão PV = nRT representa a lei de Boyle

7. Em determinadas...
tracking img