Licores

Páginas: 9 (2174 palavras) Publicado: 25 de junho de 2013


Licores








Introdução
O presente trabalho tem como objetivo conceituar, conhecer sobre a história, definição, origem e o desenvolvimento do Licor. Licor é uma bebida composta por uma fonte alcoólica, uma fonte de sabor e uma fonte de açúcar, no entanto é classificada como uma bebida feita por mistura, com um diferencial entre todas as bebidas alcoólicas somente o licor podeser produzido de forma artificial, é conhecida como uma bebida refrescante e estimulante destinada à ingestão humana ressaltaremos também os componentes do licor, seus processos de fabricação e principais ingredientes para a sua elaboração.






















A História dos licores

Poção de amor para conquistar eternamente o amado, afrodisíaco, bálsamo, "elixir da longavida", beberagem misteriosa dos alquimistas, o licor tem sua história envolta em lendas amor, de bruxas e de magos.
Conta uma lenda que uma jovem desesperada de amor queria conservar junto de si o seu amado. Após tentar todos os artifícios, inutilmente, ela preparou uma mistura de ervas e frutas, extraindo depois uma bebida adocicada e de um delicioso sabor inebriante. Se ela conseguiu conquistarseu amado ninguém sabe até hoje, mas que deixou à prosperidade uma das mais deliciosas bebidas, isso todo mundo, que já experimentou um licor, tem certeza.
Outra versão sobre a origem do licor, corrente em algumas localidades do interior da Itália, é a que atribuiu a sua criação a bruxas que, sob a aparência de lindas donzelas, preparavam com frutas e ervas uma poção que tinha o misterioso poderde unir para sempre um casal de amantes.
Deixando de lado o terreno da fantasia fértil das mais incríveis lendas de amor e mistério, a versão mais provável da origem do licor é que ele se originou das poções caseiras e xaropes de ervas e frutas para curar tosses, problemas de estômagos e muitos outros males. Esses medicamentos caseiros, em vez de preparados por frágeis donzelas apaixonadas oupor misteriosas moças bruxas, eram elaborados por velhas senhoras do povo, de acordo com antigas receitas familiares que passavam de geração a geração. Basicamente, essa beberagem era feita por meio da mistura de ervas medicinais e aromáticas com certas frutas que depois de fermentadas resultavam numa bebida adocicada, colorida e muito saborosa que pouco tem a ver com o licor como o conhecemos hoje.E se não curava o doente pelo menos o reconfortava e o deixava feliz por uns momentos.

Definição e Origem

Com origem latina a palavra licor (liquefacere), significa fundida ou dissolvida em líquido. A definição de licor é bastante variada, porém seus elementos serão sempre os mesmos; uma bebida classificada “por mistura” composta de uma fonte alcoólica, uma fonte de sabor, e uma fonte deaçúcar. Segundo a legislação brasileira, Licor é a bebida com graduação alcoólica de 15% a 54% em volume, a vinte graus Celsius, e um percentual de açúcar superior a trinta gramas por litro, elaborado com álcool etílico potável ou destilado alcoólico simples, ambos de origem agrícola, ou com bebidas alcoólicas, adicionada de extratos ou substâncias de origem vegetal ou animal, substânciasaromatizantes, corantes e outros aditivos.
Alguns autores relatam que os licores surgiram na Itália, sendo que no Século XIII eles eram apenas medicamentos açucarados misturados com suco de para mascarar o gosto dos medicamentos. Porém a rainha francesa Catarina Médicis difundindo os conhecimentos em seu país proporcionou o aumento e popularização do consumo. Assim, o licor deixou de ser remédio e passou aser a bebida favorita.
Na época medieval, os famosos cozinheiros de então usavam os licores como aromatizantes, para disfarçar o aroma das carnes em más condições, assim como de alguns vegetais. Devido à sua doçura eram muito usados em bolos de creme e sobremesas.
E interessante ressaltar que antigamente os licores faziam parte da economia doméstica de muitas famílias, onde cada região...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • licores
  • Licor
  • licor
  • Licor
  • Licores
  • Licor
  • Licor Beirão
  • Licores de fruta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!