MARIANA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
5- Características do Comportamento organizacional: Disciplina científica aplicada e abordagem contingencial;
Resposta: - é uma disciplina científica aplicada. Está ligado a questões práticas no sentido de ajudar pessoas e organizações a alcançar níveis elevados de desempenho nunca antes alcançados. Sua aplicabilidade está em simultaneamente buscar aumentar a satisfação das pessoas notrabalho e elevar os padrões de competitividade e de sucesso da organização;
- adapta uma abordagem contingencial. Procura identificar as diferentes situações organizacionais para que se possa lidar com elas e extrair o máximo proveito delas. O CO utiliza a bordagem situacional, já que não existe uma única e exclusiva maneira de lidar com as organizações e com as pessoas. Tudo depende dascircunstâncias, e nada fixo ou imutável;
- utiliza métodos científicos. Desenvolve e testa empiricamente hipóteses e generalizações sobre a dinâmica do comportamento nas organizações. Os fundamentos do CO se baseiam em uma metodologia científica de pesquisa sistemática;
- ajuda a lidar com as pessoas nas organizações. As organizações são entidades sociais, pois são constituídas de pessoas. O objectivo básicodo CO é ajudar as pessoas e organizações a se entenderem cada vez melhor. De um lado, o CO é fundamental para os administradores que dirigem organizações ou unidades delas, assim como é indispensável para toda e qualquer pessoa que pretenda ser bem sucedida na sua actividade com as organizações, dentro ou fora delas.

6- Substituindo a intuição pelo estudo sistemático (indivíduo, grupo eorganizações);
)

INTRODUÇÃO AO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Vivemos a maior parte de nossas vidas dentro de organizações ou em contato com elas, seja trabalhando, aprendendo, divertindo-se, comprando ou usando seus produtos ou serviços. Por essa razão, é fundamental que conheçamos como elas são e, principalmente, como se comportam. A dinâmica organizacional tem os seus segredos, meandros, macetes ecaracterísticas próprias. É importante conhecer como funcionam as organizações para podermos viver e trabalhar nelas, relacionar-nos com elas e, principalmente, dirigí-las adequadamente.
Qualquer que seja a atividade escolhida como profissão básica de uma pessoa – administração, medicina, engenharia, direito, psicologia, sociologia, turismo, serviço social, enfermagem –, o conhecimento docomportamento organizacional é imprescindível ao seu sucesso profissional. Grande parte dessas profissões será necessariamente realizada dentro de ou por meio de organizações – em hospitais, clínicas, construções, tribunais, fóruns, companhias aéreas, hotéis, empresas, indústrias etc. Daí a importância do conhecimento sobre o comportamento organizacional.
Além disso, as organizações não funcionam aoacaso. E nem são bem-sucedidas aleatoriamente. Elas precisam ser administradas. E os executivos que as dirigem ou gerenciam precisam conhecer profundamente o fator humano nas organizações. O sucesso ou o fracasso da maioria dos projetos organizacionais depende do fator humano: é preciso saber lidar com pessoas de diferentes personalidades e saber se relacionar e se comunicar com elas. Isso nada tema ver com os conhecimentos técnicos e especializados da formação de cada executivo, mas com o desenvolvimento de habilidades no relacionamento interpessoal.
O conhecimento puramente técnico é capaz de levar até um certo ponto. Mas, depois disso, as habilidades interpessoais se tornam imprescindíveis. Somente há pouco tempo as escolas de administração – que antes limitavam seus currículos focadosquase exclusivamente nos aspectos técnicos da administração, enfatizando economia, finanças, contabilidade, produção e técnicas quantitativas – passaram a privilegiar a compreensão do comportamento humano no alcance da eficiência e da eficácia das organizações.
CONCEITUAÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Campo de estudos que investiga o impacto dos indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre...
tracking img