Mariana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
MARIANA / MG
Mariana foi descoberta no dia 16 de Julho de 1696, por bandeirantes paulistas que vieram de Taubaté, no Vale do Paraíba, à procura de metais e pedras preciosas. A cidade nasceu às margens de um rio rico em ouro e foi inicialmente batizada como Arraial do Ribeirão do Carmo, onde se iniciou o Estado de Minas Gerais.
Aos 08 de abril de 1711, o Arraial foi elevado à categoria de "LealVila de Nossa Senhora do Carmo".
Pela Carta Régia de 23 de Abril de 1745, à Vila de Nossa Senhora do Carmo é elevada a cidade com o nome de Mariana, em homenagem à Rainha Dona Maria Ana D'Áustria, esposa de Dom João V.
Aos 6 de Julho de 1945. pelo Decreto Lei Nº 7713, Mariana foi considerada Monumento Nacional.
Aos 19 de Outubro de 1979, pela Lei 7561, o dia 16 de Julho, dia de Nossa Senhorado Carmo, passou a ser o dia do Estado de Minas Gerais. A partir desta data, a Capital de Minas é simbolicamente transferida para Mariana.
A VIAGEM
Em 23 de Dezembro de 1999, empreendi viagem cultural a cidade histórica de Mariana. Saímos às 19 horas de Vitória em veículo dirigido pelo Sr. Marco Antônio dos Santos. No veículo o filho de Marco, Marlon Pinho dos Santos.
De início Marlon logo foimostrando um CD de uma dupla para mim desconhecida. Rio Negro e Solimões. Umas músicas regionais típicas dos sertanejos da região amazônica, falando de muito amor e daquela gente sofrida que na selva amazônica luta pela sobrevivência. Depois a coisa foi melhorando com um CD de Angela Maria e amigos.
E, assim fomos seguindo em frente. Preocupados com o outro veículo que imaginávamos que estivesse nafrente mas que na verdade estava atrás.
Neblina, preocupação constante com a estrada e a viagem transcorreu normalmente com Marco Antônio querendo mostrar a sua habilidade no volante e empreendendo um ritmo de 140km por hora ao veículo, comemorado efusivamente por mim e pelo Marlon já acostumados com o ritmo de 80 a 100 km que Marco Antônio empreendia anteriormente.
ACAIACA
Passamos em Realeza, RioCasca e Ponte Nova até que paramos num Bar de beira de estrada, com um nome bastante sugestivo, "Fogão de Lenha", já por volta de 1h30m a 2h, onde fomos atendidos pelo balconista Mariani que nos informou que já estávamos na cidade de Acaiaca, cujo nome indígena, significa uma árvore de Cedro. No "Fogão de Lenha", acabamos sendo encontrados por Clérigthom, sua namorada Ana Carolina e Zenaide, queao contrário do que supúnhamos estavam no veículo Gol atrás e não na frente.
Mariana era a antiga Vila do Carmo e fica próxima a Vila Rica, hoje Ouro Preto. Logo na chegada da cidade observamos as casas antigas, cuja população da melhor forma possível procura preservar.
Por volta de 3 horas da manhã acabamos chegando na residência do casal, Antônio Francisco Moreira, Toninho e sua esposa, Maria deLourdes Moreira, que depois soube pretende ser candidata a Vereadora da Cidade nas eleições de 2000. Uma pretensão justa por parte de quem tem boas amizades que podem resultar em votos, tão necessários a uma eleição. Na casa também a graça e a beleza da encantadora Diana Moreira, de 4 anos de idade, filha de Lourdinha e de Dinalva. Segundo a mesma ela possui duas mães. É lógico que Diana é filhade Toninho e Maria de Lourdes. O casal mora no bairro Fonte da Saudade, Colina do Rosário, na Rua Inglaterra, 231.
INCÊNDIO DA IGREJA
Pela manhã visitamos a feira na rua Rio do Carmo, onde ao lado está o rio chamado Ribeirão do Carmo. Passamos em frente ao Palácio do Bispo, residência do Arcebispado de Mariana, o atual Arcebispo é figura notória no cenário Nacional, pelos cargos exercidos naConfederação dos Bispos do Brasil, Dom Luciano Mendes de Almeida;
Estivemos em frente a Igreja de São Francisco de Assis, construída entre 1762 a 1794. Nesta Igreja encontra-se o túmulo do pintor Athayde.
A Igreja, durante restauração feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ocorreu um incêndio, em 1998. Segundo moradores foi criminoso já que deixaram vários elétricos...
tracking img