Libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução 2
Materiais e métodos 3
Resumo da educação dos surdos 4
Métodos utilizados na educação dos surdos 6
Língua de sinais 8
Língua Brasileira de Sinais 9
Pesquisa de campo: entrevista 10
Discussão sobre a entrevista 12
Educação dos surdos atualmente 13
Como deve ocorrer a inclusão 14
Conclusão 15
Bibliografia 16

Introdução

Há algum tempo vem sendo discutida àinclusão de pessoas com deficiências na sociedade e no ambiente escolar, porém para entendermos e refletirmos melhor sobre esse processo tão polêmico retornaremos um pouco na história abordando em especial a deficiência auditiva através do tema A História da Educação dos Surdos no Brasil.
Como já é de conhecimento de todos educar um surdo não foi uma tarefa muito fácil já que existiam várias“proibições e permissões”, porém não impossível. No processo educativo do Surdo foram utilizados os seguintes métodos Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo que no decorrer dessa pesquisa explicaremos de forma sucinta cada um deles.
Sendo que o Oralismo foi à primeira forma utilizada na educação dos Surdos com o intuito de capacitá-los na compreensão e na produção de uma língua oral. Em seguida, em meadosde1980, surge a Comunicação Total onde toda forma de comunicação é válida para que a criança com deficiência auditiva tenha uma língua dentre elas encontra-se a fala, leitura orofacial, treinamento auditivo, expressão facial e corporal, mímica, leitura e escrita e sinais.
Atualmente encontramos o Bilinguismo onde a língua de sinais é vista como língua materna entre os Surdos, ou seja, estapassa ser um modo de comunicação utilizada oficialmente por eles tornando-se a fala uma possibilidade ao invés de obrigação.
Para melhor compreensão ao nos referirmos sobre a surdez, assim como Honora e Frizanco (2009, p.15) utilizaremos os termos “Surdo” (com letra maiúscula) para designar um grupo portador de uma deficiência auditiva, usuários da língua de sinais e que possuem uma mesma cultura. Jáo termo “surdo” (com letra minúscula) ao referirmos à pessoa que não ouve.
Assim sendo nosso problema de pesquisa delimita-se da seguinte forma: quais as principais mudanças que ocorreram na educação de pessoas com surdez desde os primórdios até a atualidade?

Materiais e métodos

Inicialmente apresentaremos os materiais e métodos utilizados para a execução da pesquisa, no caso textos eentrevista citada nas referências bibliográficas, que serão utilizados para concretização do estudo.
A primeira etapa desenvolvida foi à pesquisa bibliográfica a qual foi feita por meio de textos e obras que abordavam os conceitos de libras. Durante este processo foram estabelecidas relações entre os textos para obtenção de uma visão mais consistente do objeto a ser pesquisado.
Posteriormente foitraçado um estudo, sobre a história da educação dos surdos, que inclui o seu surgimento, processo enfrentado no decorrer dos anos no mundo e no Brasil, Lei e a Língua Brasileira de Sinais (Libras), propiciando base para a compreensão de seu sentido e significado.
Em um segundo momento, com o início da pesquisa de campo, foi observado através da entrevista com a Prof.ª Simone a importância edificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência auditiva e dos próprios educadores no processo educacional.
O método de pesquisa escolhido para desenvolver este estudo foi baseado através da leitura de textos relacionados ao tema encontrados em livros, sites e entrevista com a educadora de Libras Simone. Após essa etapa foram levantadas hipóteses, feito resumos e finalmente elaborado o textoque gerou este material.
Através destes procedimentos desenvolvemos essa dissertação aprofundando em especial a História da Educação dos Surdos no Brasil assim proporcionando conhecimentos e respondendo algumas questões deste tema tão polêmico, incluindo a inclusão, que atualmente vem sendo discutido em grande escala.

Resumo da História da Educação dos Surdos no Brasil e no mundo...
tracking img