Geografia agraria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Li em um site certa vez que dizia: “Que a reforma agrária seja feita, mas com a terra dos outros”. Isso significa que temos muito que fazer ainda. A reforma agrária é almeja por muitos brasileiros, enquanto a terra é concentrada nas mãos de poucos.
A nossa viajem feita a Ribeirão Cascalheira, Nova Xavantina, Água Boa e Barra do Garças nos mostrou parte da distribuição de terras,ora via invasão, ora através de financiamentos.
Foram alguns dias para que se percebesse como se deu na prática os assentamentos, em sala foram visto através de teoria e na viajem podemos perceber e ver as pessoas contarem, como realmente aconteceu.
Pessoas disseram que o INCRA - órgão do Governo Federal responsável por assentar pessoas em terras – não mais visitaram os assentamentos apenas osassentou e nunca mais apareceu. Essas e outros histórias podem ser vistas ao longo deste trabalho.

Em relação à parte Geomorfológica como dito anteriormente os alunos puderam na prática observar na prática as formas de relevo como visto em sala de aula.

Ao longo deste trabalho o leitor está convidado a mergulhar não em um rio de águas, mas em um trabalho simples de um aluno de Geografia.Fique a vontade pode ler, reler e este trabalho e o mesmo é passível de críticas. Você passará a conhecer algumas cidades vistas pelos alunos de Geografia, assentamentos e a parte geomorfológica das mesmas.

PEQUENO HISTÓRICO E GEOGRAFIA DA CIDADE DE RIBERIÃO CASCALHEIRA E ASSENTAMENTOS DE RIBEIRÃO CASCALHEIRA, NOVA XAVANTINA, ÁGUA BOA.

GEOGRAFIA ÁGRARIA

Santuário dos mártires da caminhada éo único no mundo. A cidade de ribeirão cascalheira começa onde se encontra esse lugar. Em Ribeirão Cascalheira quem prevalece é a pecuária. A educação era feita pela primazia da Igreja Católica. Todos os anos nos dias 14 a 15 de Julho acontecem à caminhada dos mártires nesse local.

No ano de 1986 foi construído por um mutirão com a ajuda do Bispo João – um dos fundadores do Santuário dosmártires da caminhada, nesse local hoje funciona uma comunidade católica. O nome da cidade foi o mesmo quem deu.

A maioria das pessoas que vieram a esse local é de origem nordestina. Na cidade conforme dito por Luiz Cláudio da Silva, formado em Filosofia e trabalha na rádio 85.9 e o mesmo faz um jornal chamado voz aberta. O mesmo disse que na cidade possui cerca de cinco assentamentos tais como, PIACancela, PIA Santa Lúcia, PIA Guerreiro, PIA Banha Macife – era fazenda de cooperativa de médicos.

O mesmo contou que na cidade os policiais tinham cara de pistoleiros.

Em relação à parte geográfica da cidade a mesma é contemplada por duas bacias a Amazonas e a Araguaia. Para o Amazonas contribui a Bacia do Rio suiá-Missu e para a do Tocantins contribui a Bacia do rio das Mortes -conhecido também como rio Manso. Na cidade tem cerca de 12 mil habitantes.

As principais atividades econômicas da região são a pecuária a base de cria, recria e corte. Na agricultura, dentre várias culturas destaca-se o arroz e banana.

CAPELA DA CRUZ DO PE. JOÂO – RIBEIRÃO CASCALHEIRA

Foi visitado no local um ambulatório, onde duas freiras ficavam responsáveis pelos atendimentos, freiras – Pia eMada – onde as mesmas faziam atendimentos aos peões das fazendas, entre outros.

Hoje é um memorial. Era rum pronto de atendimento da prelazia (região da Administração da Igreja Católica) para ajudar pessoas que não tinham condições.

PRÓXIMO AO ASSENTAMENTO PA – SANTA LÚCIA – RIBEIRÃO CASCALHEIRA.

Possui 119 famílias cadastradas, o assentamento se deu de forma pacífica e foi invadido noano de 1986 e os fazendeiros vendo que não tinham resistência fizeram proposta com o INCRA. Apenas 40% das famílias moram nas propriedades. O INCRA não obriga ninguém morar na propriedade o importante é usar a terra para plantação. No lugar não possui escola, o ônibus pega os alunos, mas no local já teve uma escola de 1ª a 4ª séries. Nos assentamentos predomina pecuária de corte.

ASSENTAMENTO...
tracking img