Libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IsERJ
Formação Pedagógica
Trabalho de LIBRAS
Professora: Monica
Aluna: Patrícia Louzada

[Quem quer vencer um obstáculo deve armar-se da força do leão e da prudência da serpente.] - Píndaro

1) Diferencie e comente Sinais, Gestos, Mímica e Pantomina.
Sinais: Os sinais são formados a partir de parâmetros, como a combinação do movimento das mãos com um determinado formato num determinadolugar, podendo este lugar, ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo.
Gestos: Movimento do corpo, principalmente das mãos, cabeça e braços para exprimir ideias ou sentimentos, aspectos, fisionomias, parecer, semelhantes, ato ou movimento obsceno.
Mímica: Expressão do pensamento por gestos, movimentos fisionômicos, etc imitando o que se quer fazer compreender. Por extensão,movimentos expressivos do corpo e, principalmente, do rosto.
Pantomima: é um teatro gestual que faz o menor uso possível de palavras e o maior uso de gestos através da mímica.
2) Faça um quadros comparativo, caracterizando, definindo e mostrando a diferença entre línguas e linguagem. Cite exemplos de diferentes tipos de linguagens e língua (línguas oral-auditivas e espaço-visual)

Língua | Linguagem |É concreta | Capacidade que o ser humano tem para se comunicar, por palavra, gestos, sons e cores |
É local pertence a um grupo | Verbal e não verbal |
Possui signos (palavras) e leis (gramática) para as pessoas se comunicarem | Possui expressões universais como um sorriso por exemplo |
A língua é aprendida e aperfeiçoada em ambiente escolar | A linguagem é utilizada desde que nascemos. |3) Quais as diferenças e influências dos termos “surdo”, “deficiente auditivo” (DA), ensurdecido, hipoacústico, surdo, pré-linguístico e pós linguístico?
De acordo com o INES (2003, p. 32), a perda auditiva pode ser classificada quanto aos tipos e graus.
Surdo: É aquele que não tem ou perdeu totalmente a capacidade de ouvir.
Deficiente Auditivo: É aquele que perdeu parte da capacidade deouvir
Ensurdecido: Começa a perder audição depois de jovem ou adulto.
Hipoacústico: Surdez leve, em geral falam no telefone, mas não tem escuta seletiva, ouve todos os sons, com a mesma intensidade, do mesmo jeito. Fazem parte desse subgrupo as pessoas que apresentam perda leve, moderada ou acentuada. Muitas vezes os hipoacústicos são confundidos com crianças sem limites; desatentas ouhiperativas.
Surdo: incluem-se as pessoas que “só adquirem a linguagem de comunicação através de processos psicopedagógicos adequados e de técnicas altamente especializadas” (LACERDA, 1976, p. 182). Estariam aqui incluídos os surdos que apresentam perda auditiva de grau severo ou profundo.
Idade em que ocorreu a surdez : Esta é uma variante muito importante, uma vez que vai permitir avaliar se o surdo jáhavia adquirido ou não a língua oral, antes de ter ocorrido a perda de audição. Se a criança nasceu surda ou ensurdeceu nos primeiros meses de vida, esse surdo é chamado de pré- linguístico, ou seja, não teve acesso à língua materna, no caso de pais ouvinte, na modalidade oral.
O surdo pós-linguístico é aquele que teve contato com a língua materna, adquirindo os conceitos dessa língua. Elegeralmente tem condições de continuar a utilizar a língua materna mediante um ensino especializado e através de sua memória auditiva. São aqueles surdos que mesmo, tendo perda sensório neural, de grau severo ou profundo, fala e escreve com relativa facilidade.
4) O que é datilologia? Quando é utilizado?
A datilologia português europeu ou datilologia português brasileiro ou alfabeto manual é um sistemade representação, quer simbólica, quer icónica, das letras dos alfabetos das línguas orais escritas, por meio das mãos. É útil para se entender melhor a comunidade surda, faz parte da sua cultura e surge da necessidade de contacto com os cidadãos ouvintes.
É usada em muitas línguas gestuais, com vários propósitos: representar palavras (especialmente nomes de pessoas ou de localidades) que não...
tracking img