Libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: PEDAGOGIA
TURMA: N20
DISCIPLINA: LIBRAS
ACADÊMICAS:
                   
                   
                   

LIBRAS

Trabalho a ser apresentado na disciplina de Libras, ministrada pela Profa: Dra. Lilian Cristina Ribeiro Nascimento

CORUMBÁ – MS
NOVEMBRO/2012
SURDEZ EM SEU ASPECTO MÉDICO, CULTURAL E SOCIAL

Noaspecto médico, existem diversos tipos de surdez, desde a leve, onde diagnosticada, pode ser utilizado o aparelho auditivo, não interferindo no desenvolvimento. As que demonstram problemas no desenvolvimento são aquelas mais severas, das quais caracterizam ausência total de captação de áudio.
Culturalmente, todo ser humano se comunica de algum meio e tem a necessidade de ser entendido eparticipar da sociedade em que vive. É um grande desafio das políticas públicas atuais em inserir alunos com deficiência auditiva nas escolas “normais” para que possam exercer sua cidadania e após o período escolar, ofertando vagas no mercado de trabalho para portadores com este tipo de necessidade, no caso, auditiva. Atualmente, a cultura de inserção está ganhando força tanto nas escolas como no mercadode trabalho, onde nas escolas, possuem mecanismos específicos como salas de recursos e professores interpretes e no mercado de trabalho, vagas destinadas a pessoas com várias deficiências, incluindo a visual.
No Decreto Nº 5.626, De 22 de Dezembro de 2005, advindo da Presidência da República, considera-se surda aquela pessoa que, por ter perda auditiva, compreende e interagem com o mundo pormeio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras
A maneira mais prática para uma boa comunicação com uma pessoa surda é o claro e apropriado contato visual, pois é um primeiro contato que os surdos se comunicam.
As pessoas com deficiência têm o direito, podem e querem tomar suas próprias decisões e assumir a responsabilidadepor suas escolhas, sem que sejam subestimadas.
Quando alguém deseja alguma informação de uma pessoa deficiente, o correto seria dirigir-se diretamente a ela, e não a seus acompanhantes ou intérpretes. Segundo professores, intérpretes e os próprios surdos, ao se tomar alguns cuidados na comunicação com o surdo, confere-lhe o respeito ao qual ele tem direito.
Socialmente, o controle do ambiente éessencial para manter o domínio da realidade e a criança surda usa os outros sentidos, ou seja, mantendo um ambiente que contenha meios práticos para o convívio social, principalmente a visão, para obter tal controle, pois a receptividade das informações, dependendo de suas limitações, pode causar isolamento dos mesmos, evitando-se até mesmo o tratamento do deficiente auditivo como diferente podecausar um sentimento de rejeição por parte do mesmo.
A família é um dos pilares de segurança do deficiente auditivo, servindo como auxiliar na escolha das formas relacionadas à segurança, carinho e comunicação e na escolha de uma escola que possa favorecer um ambiente propício a educação.
Por ser o mundo um lugar rodeado por regras sociais, a instrução para que o filho siga regras, é uma formapara encaminhá-lo a enfrentar um mundo com comportamentos socialmente aceitáveis, ensinando noções básicas dos direitos dos outros e a respeitar esses direitos. Essa atitude mostra que os pais estão preocupados com o comportamento do filho e ele, conseqüentemente, vai interpretá-la como uma expressão de amor.
Após todo o apoio familiar, a ajuda na inserção ao mundo do trabalho pode oferecer maissegurança para que o deficiente exerça sua cidadania, tornando-o membro útil da sociedade da qual faz parte.

LIBRAS E A CULTURA SURDA EM SEUS ASPECTOS

A LIBRAS é a linguagem com elemento essencial para a comunicação e fortalecimento de uma identidade Surda no Brasil e, dessa forma, a escola não pode ignorar no processo de ensino aprendizagem.
            A educação inclusiva se orienta pela...
tracking img