Libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Esse trabalho se fez necessário para aprendermos e refletirmos sobre a surdez nas perspectivas médicas, culturais e principalmente as educacionais na qual um dia iremos trabalhar. Conhecendo a cultura surda aprendemos a organizar e elaborar atividades pedagógicas visando à inclusão dos deficientes auditivos, no dia a dia da educação brasileira.
Todo professor deve ter conhecimentosque facilitem a inclusão de deficientes auditivos em suas salas de aula, o professor preparado consegue complementar a atividade com recursos dirigidos ao aluno deficiente, facilitando o aprendizado, e facilitando a inclusão social do aluno.
Hoje em dia já existe tanto nas escolas particulares quanto nas escolas publicas a chamada Educação Especial que visa trabalhar os alunos deficientes compropostas didático-pedagógicas facilitando a inclusão social dos mesmos, na sociedade em que vivemos.
A seguir apresentamos em nosso trabalho as etapas sugeridas nessa ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas) de Língua Brasileira de Sinais, os relatórios conclusivos de cada etapa.













LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)

INDENTIDADES SURDAS
Poderíamos identificar aspessoas surdas pelas diferenças que possuem. Elas são observáveis facilmente. Existem algumas categorias para diferenciá-las umas das outras os vários tipos de identidades surdas.
1-Identidade Política
Trata-se de uma identidade fortemente marcada pela política Surda. São mais presentes em surdos que pertencem à comunidade surda e apresentam características culturais como, experiência visual quedetermina formas de comportamento, cultura, língua, etc. Carregam consigo a língua de sinais, o envio de mensagens não usa o aparelho fonador e sim as mãos.
Se aceitam como surdos, e assumem o papel de pessoas surdas na sociedade, passa aos outros surdos sua cultura, assumem uma posição avançada em buscar identidade cultural.
2-Identidade Híbridas
Ou seja, os surdos que nasceram ouvintes com otempo alguma doença, acidente, etc. os deixaram surdos, dependendo da idade em que a surdez chegou, conhecem a estrutura do português falado, decodificam a mensagem em português e o envio ou a captação da mensagem vez ou outra e na forma da língua oral, portanto usam a língua oral e a de sinais para captar mensagens, também participam das comunidades surdas e órgãos representativos.

3-IdentidadesSurdas Flutuantes
Os surdos que não têm contato com a comunidade surda. Ou Surdos que viveram na inclusão ou que tiveram contato da surdez como preconceito ou desenvolvimento social. São outra categoria de surdos, visto de não contarem com os benefícios da cultura surda.
Seguem a representação das comunidades dos ouvintes, são dependentes do mundo dos ouvintes, seguem e respeitam os princípiosseus princípios. Não participam de comunidades surdas, orguilham-se de saber falar, não fazem uso da língua de sinais, não se identificam como surdos, o que por sua vez pode levar a diversos problemas, depressão, suicídios, fuga etc, são surdos mas usam aparelhos auditivos não fazem questão de usar tecnologia dos surdos.
4- Identidades Surdas Embaraçadas
As identidades surdas embaçadas sãooutros tipos que podemos encontrar diante da representação estereotipada da surdez ou desconhecimento da surdez como questão cultural. Esta identidade não consegue captar a representação da identidade surda, nem da identidade ouvinte como fazem os flutuantes, sua comunicação é por alguns sinais incompreensíveis às vezes, são vistas como pessoas incapacitadas, pois não sabem se comunicar, nãoaprenderam a língua dos sinais, é uma situação de deficiência incapacidade, inércia e revolta.

5- Identidades Surdas de Transição

São pessoas surdas que devido a sua condição social viverm em ambiente sem contato com a identidade surta ou que se afastaram da identidade surda. Vivem em constante transição entre uma comunidade e outra, há uma passagem da comunicação visual/oral para a comunicação...
tracking img