Libras e saussure

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
23. As contribuições de Vygotsky para o ensino de língua estrangeira ou segunda língua 4.

Na concepção vygotskiana, o desenvolvimento humano ocorre por meio de interações dialéticas entre oindivíduo e o social, Sendo que "nesse processo, o indivíduo ao mesmo tempo que internaliza as formas culturais, as transforma e intervém em seu meio. É, portanto, na relação dialética com o mundo que osujeito se constitui e desenvolve sua consciência”. (Vygotsky, 1998, p. 80) Vygotsky5 não foi um lingüística, mas dedicou-se ao estudo da linguagem e de seu papel essencial na formação dos processohumanos, tendo dado especial atenção às relações de mútua dependência entre pensamento e linguagem e à formaao da consciência. Sua produção situo-se no campo da Psicologia e explorou 28 interfaces comoutros campos como Semiótica e a Antropologia. Alem disso, a par de foi um pensador constantemente preocupado com questões da Educação, tendo estudado temas como o processo ensino-aprendizagem, a formaçãode conceitos escolares e o papel da instituição escolar no desenvolvimento do sujeito.
Em decorrência dessas contribuições, autores do campo da pedagogia e didática têm se fundamentado emprincípios de sua teoria para entender o processo ensino-aprendizagem. Mais recentemente, essas mesmas áreas têm recorrido a esse autor para fundamentar também os processos de ensino de línguas estrangeiras /segunda língua.
O Ministério da Educação, quando lançou o Parâmetro Curriculares Nacionais – PCN, destinou em seu caderno de ensino de línguas estrangeiras um capítulo especial para discutir “asconcepções teóricas do processo ensino e aprendizagem da língua estrangeira”. Como se pode depreender do texto, essas concepções têm como fundamento os princípios da abordagem histórico-cultural. O papelde mediador da linguagem na aprendizagem é central, tanto que é praxe referir-se a essa mediação como uma força catalisadora. Assim, até entre parceiros iguais (colegas em uma turma), o discurso...
tracking img