Vale

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Administração

Cristian Garcia Marquesan

Vale S/A – Demonstrativos, Análises e Relatórios Contábeis

Caxias do Sul
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DIAGNÓSTICO DA EMPRESA 4
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA................................................................................................9
4 CONSIDERAÇÕESFINAIS......................................................................................................21 REFERÊNCIAS.............................................................................................................................23

1 INTRODUÇÃO
Tendo esse trabalho o objetivo geral de despertar no aluno o interesse e entendimento sobre os demonstrativos e relatórios contábeis, para posterior análise das diferentes situações financeiras eeconômica da empresa, a fim de traçar planos e objetivos para reversão do quadro negativo o qual a entidade se encontra (caso ela tenha apresentado os resultados negativos), ou planos para maximização de resultados já alcançados (caso a situação seja positiva). Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa em diferentes empresas, em busca de informações (demonstrativos contábeis como o Balanço Patrimoniale DRE) que tenham sido publicadas recentemente, onde, a parir daí, seriam feitas análises, cálculos de índices, relatórios, entre outros. A Vale S/A foi a empresa tomada por base no trabalho, por ser a segunda maior empresa de mineração do mundo e por ter suas raízes no Brasil.
Tal projeto pôde, ainda, instigar a demonstração de outras habilidades do administrador, como a sua postura diante dosresultados apresentados.

umanos (RH)((Rh

2 Diagnóstico da Empresa
2.1 Sobre a Vale S/A
2.1.1 Conheça a Vale
|
|
A Vale é uma empresa brasileira privada de capital aberto e uma das maiores mineradoras do mundo. Criada em 1942, no governo Getúlio Vargas. Com sede no Rio de Janeiro, e com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, na Bolsa de Valores de Paris, na Bolsa deValores de Madrid, na Bolsa de Valores de Hong Kong e na Bolsa de Valores de Nova York, integrando o Dow Jones Sector Titans Composite Index.
A Vale tornou-se, hoje, a maior empresa de mineração diversificada das Américas e a segunda maior do mundo.
É a maior produtora de minério de ferro do mundo e a segunda maior de níquel. A Vale destaca-se ainda na produção de manganês, cobre, carvão,cobalto, pelotas, ferroligas e alguns fertilizantes, como os fosfatados e nitrogenados (ureia e amônia).
O Conselho de Administração da Vale é controlado pela Valepar S.A, que detém 53,3% do capital votante da Vale (33,6% do capital total). Se incluirmos a participação do Bradesco e dos investidores brasileiros, 65% do capital votante da empresa se encontram no país.
Opera em 13 estados brasileirose nos cinco continentes e possui mais de dez mil quilômetros de malha ferroviária e 9 terminais portuários próprios. É a maior empresa no mercado de minério de ferro e pelotas (posição que atingiu em 1974 e ainda mantém) e a segunda maior produtora integrada de manganês e ferroligas, além de operar serviços de logística, atividade em que é a maior do Brasil.
No Brasil, os minérios sãoexplorados por quatro sistemas totalmente integrados, que são compostos por mina, ferrovia, usina de pelotização e terminal marítimo.
Em 2006 a Vale anunciou a incorporação da canadense Inco, a maior mineradora de níquel do mundo, que foi efetivada no decorrer de 2007. Após essa incorporação, o novo conglomerado empresarial CVRD Inco - tornou-se a 31ª maior empresa do mundo, atingindo um valor de mercadode R$ 298 bilhões, à frente da IBM. Em 2008 seu valor de mercado foi estimado em 196 bilhões de dólares pela consultoria Economática, perdendo no Brasil apenas para a Petrobras (287 bilhões) e se tornando a 12ª maior empresa do mundo.
Em 2012 foi eleita a pior empresa do mundo pelo “Public Eye Awards”, por conta dos impactos de suas atividades em questões de direitos humanos e meio ambiente,...
tracking img