Liberdade no pensamento de thomas hobbes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Não deixa de ser curioso que a formulação do problema das relações entre liberdade e lei na vertente dominante do liberalismo contemporâneo seja herdeira das ideias de um autor tão distante dasinstituições do Estado liberal quanto Thomas Hobbes. No capítulo XXI do Leviatã, o filósofo inglês deixa claro que a liberdade dos súditos é inversamente proporcional ao número de leis a que eles devemobedecer. Assim, a liberdade dos súditos está apenas naquelas coisas que, ao regular suas ações, o soberano preteriu. O súdito não teria a liberdade (ou o direito) de infringir as leis ditadas pelosoberano, porém, quanto às outras liberdades, dependem do silêncio da lei.
A partir deste texto, e tendo em conta os estudos que você realizou a respeito de Estado e Absolutismo, escreva um textodissertativo, que tenha entre 10 e 20 linhas, respondendo às seguintes questões:
a) Qual é a concepção de liberdade presente no pensamento de Thomas Hobbes? (5,0)
b) De que maneira esta concepção se fazpresente nas sociedades atuais?(5,0)

Thomas Hobbes entende a liberdade como , "a ausência de impedimentos externos" , ou seja, o homem age conforme seu julgamento e razão e realiza suas próprias ações, sejam elas para o seu bem ou para preservar sua natureza. Sob esse ponto de vista a liberdade se torna algo perigoso, já que, sem impedimentos o homem é livre para fazer o que bem entender atémesmo tirar sua própria vida , além disso, nem todos os homens usam corretamente a razão o que gera constantes conflitos.

O autor de Leviatã vê as leis e o estado como meio para que os homens possamviver em sociedade civil, com regras e leis para garantir o bem de todos e a resolução para os conflitos. Mas para que isso ocorra os homens tem que abrir mão de sua liberdade e se submeter aliberdade que o estado lhe permite.

Segundo Hobbes por meio do uso da força o estado é capaz de impor o cumprimento das leis , tornando perigoso não respeitá-las " pois isso significaria corres risco...
tracking img