Liberalismo e democracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LIBERALISMO E DEMOCRACIA
Democracia dos Antigos e dos Modernos.
O Liberalismo é moderno quanto á democracia, mas como forma de governo ela é antiga.
È definida como democracia de muitos, ou seja,dos mais da maioria.
Os gregos nos legaram uma tipologia de formas de governo, das quais uma é a democracia, entendida como governo da maioria ou dos muitos. O que se considera que foi alterado napassagem da democracia dos antigos à democracia dos modernos não é “o povo” enquanto titular do poder político, mas o modo de exercer o direito de tomar as decisões coletivas.
No mesmo tempo em quenascem o Estado constitucional moderno, os autores do Federalista, nos Estados Unidos, contrapõem a democracia direta dos antigos à democracia representativa, que é o único governo popular num grandeEstado. E o que constituía a única e sólida razão da democracia representativa eram objetivamente as grandes dimensões dos Estados modernos.
Tanto os autores do Federalista quanto os constituintesfranceses estavam convencidos de que o único governo democrático adequado a um povo era a democracia representativa, em que o povo não toma mesmo as decisões, mas é aquela que elege seus representantes,que devem decidir por ele.
Tanto a democracia direta quanto a indiretas ambas tem o mesmo princípio da soberania popular, apesar de se distinguirem pelas modalidades e pelas formas com que essasoberania é exercida.
O que foi alterado na passagem da democracia dos antigos á democracia dos modernos, não é o útil na contraposição, ou seja, não é sempre ao povo que cabe a ultima instancia odireito de tomar as decisões coletivas mas o modo de exercer este direito.
Neste mesmo cenário das declarações de direito nasce o Estado Constitucional moderno os Federalista que expõem à democracia diretados antigos e das cidades medievais a democracia representativa que é os únicos governos populares possível num grande Estado.
A democracia representativa nasceu da convicção de que as pessoas que...
tracking img