Levantamento de seio maxilar com enxerto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LEVANTAMENTO DE SEIO MAXILAR COM ENXERTOS REVISTA DA LITERATURA

697

LEVANTAMENTO DE SEIO MAXILAR COM ENXERTOS REVISTA DA LITERATURA * “MAXILLARY SINUS ELEVATION WITH GRAFTS – REVIEW OF THE LITERATURE”

CÁSSIA TAKAKO OMAGARI ** CLÓVIS MARZOLA *** JOÃO LOPES TOLEDO-FILHO **** FERNANDO MENDOZA SOLIS *****

________________________________________________
* Monografia apresentada ao Cursode especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, promovido pela APCD Regional de Bauru, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial. ** Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial. Professora do Curso e Orientadora do trabalho. *** Professor Titular de Cirurgia da FOB-USP Aposentado e da UNIP deBauru. Co-orientador do Trabalho. **** Professor Titular de Anatomia da FOB-USP e Professor do Curso. ***** Concluente do Curso e autor da Monografia.

LEVANTAMENTO DE SEIO MAXILAR COM ENXERTOS REVISTA DA LITERATURA

698

RESUMO
A região maxilar posterior edêntula apresenta condições únicas e desafiadoras em cirurgia e implantodontia, comparadas às outras regiões dos maxilares. A atrofiaóssea e a pneumatização do seio maxilar após a perda de elementos dentários, associado à baixa densidade óssea nessa região, proporciona local inadequado para a instalação de implantes dentários. Entre os procedimentos de reconstrução, o levantamento do seio maxilar com enxerto sinusal é uma das melhores opções para a obtenção de altura óssea suficiente para a instalação de implantesosseointegráveis. A técnica sofreu pequenas variações e atualmente o procedimento de elevação sinusal é amplamente realizado com diversos materiais de enxertia, incluindo osso autógeno, aloenxerto, xenoenxerto e material aloplástico, sendo considerado um procedimento com alto índice de sucesso.

ABSTRACT
The posterior maxillae endentulism presents a challenging and unique condition in implantology andsurgery, comparing with other region in the jaws. Bone atrophy and pneumatization of the maxillary sinus after missing teeth, associated with a bone low density, makes an improperly region to implant placement. In reconstruction procedures, grafting of the maxillary sinus is one of the best options to increase bone height for implant placement. The procedure past trough little changes, and presently withosseointegrated implants the technique is widely done with a variety of grafts materials including the autogenous bone, allografts, xenografts and alloplastics, and is considered a high rate success procedure. Unitermos: Seio maxilar; Levantamento; Técnica cirúrgica; Enxertos; Implantes autógenos; Xenoenxertos; Materiais aloplásticos; Sucessos. Uniterms: Maxillary sinus; Elevation; Surgicaltechnique; Grafts; autogenous grafts; xenografts; alloplastics materials; Success.

INTRODUÇÃO
A reabsorção óssea na região posterior da maxila pode limitar a colocação de implantes com comprimentos adequados para obter estabilidade sob forças de cargas mastigatórias (HALLMAN; NORDIN, 2004). Com a perda do elemento dental, os estímulos que mantêm o osso alveolar desaparecem entrando em processodegenerativo, primeiramente provocando o estreitamento de largura da crista óssea e, conseqüentemente, a diminuição do trabeculado e, em seguida, a da altura (CARDOSO; CAPELLA; DI SORA, 2002). A densidade óssea da região posterior da maxila diminui rapidamente com a idade e, em média, é a menos densa dentre todas as regiões dos maxilares (MISCH, 2000). Os requisitos para o sucesso da osseointegraçãotêm sido delineados por vários autores e incluem materiais e desenho apropriado do implante, técnica cirúrgica, local receptor e condições de carga. A maxila posterior possui uma pobre quantidade óssea e volume reduzido pela pneumatização do seio maxilar (McCARTHY; PATEL; WRAGG et al., 2004).

LEVANTAMENTO DE SEIO MAXILAR COM ENXERTOS REVISTA DA LITERATURA

699

Para sobrepor essa...
tracking img