Lev vygotsky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Henri Wallon

Wallon Nasçeu 15 de julho de 1879 em paris , frança , ele foi muito influenciado pelas ideias liberais de seu avô e seu pai, onde se interessou pela ciência , e especialmente pela psicologia . Aos 23 amos se formou em filosofia , e assim conseguindo iniciar sua vida profissional , lecionando filosofia no LICEU BAR-LERDUC .
Aos 29 anos se formou em medicina e Atuou como médicona Primeira Guerra Mundial (1914-1918) ajudando a cuidar de pessoas com distúrbios psiquiátricos. 
Em 1925 , criou um laboratório de psicologia da criança , após quatro anos , tornou-se professor da Universidade Sorbonne e vice-presidente do Grupo Francês de educação Nova , a instituição que o ajudou a renovar o sistema de ensino do pais .Foi presidente de 1946 até sua Morte , ao longo de toda avida, dedicou-se a conhecer a infância e os caminhos da inteligência nas crianças. 
E assim com seus estudos Wallon propõe estágios de desenvolvimento, assim como Piaget, porém, ele não é adepto da idéia de que a criança cresce de maneira linear e continuo, mas sim, a integração de novas funções e aquisições anteriores. O desenvolvimento humano é dialético. 
Perante Wallon segui os ESTÁGIOS DODESENVOLVIMENTO
Para o teórico o desenvolvimento vai do nascimento até a chegada da morte , distribuídos em fases ou estágios , os estágios são :

-Estágio de Desenvolvimento

Assim como na teoria piagetiana, a teoria de Wallon também propõe uma série de estágios do desenvolvimento mas, diferentemente daquele, não se limitando ao aspecto cognitivo[Além disso, Wallon é bem mais flexível naanálise dos estágios: ao contrário de Piaget, Wallon não acredita que os estágios de desenvolvimento formem uma sequência linear e fixa, ou que um estágio suprima o outro. Para Wallon, o estágio posterior amplia e reforma os anteriores.
O desenvolvimento não seria, na obra walloniana, um fenômeno suave e contínuo; pelo contrário, o desenvolvimento seria permeado de conflitos internos e externos.Wallon deixa claro que é natural que, no desenvolvimento, ocorram rupturas, retrocessos e reviravoltas, o que para Piaget e os comportamentalistas parece algo improvável. Os conflitos, mesmo os que resultem em retorno a estágios anteriores, são fenômenos interentemente dinamogênicos, geradores de evolução.
Wallon afirma que os estágios se sucedem de maneira que momentos predominantemente afetivossejam sucedidos por momentos predominantemente cognitivos. Usualmente, períodos predominantemente afetivos ocorrem em períodos focados na construção do eu, enquanto estágios com predominância cognitiva estão mais direcionados à construção do real e compreensão do mundo físico. Este ciclo não é encerrado, mas perdura pela vida toda, uma vez que a emoção sobrepõe-se à razão quando o indivíduo sedepara com o desconhecido. Deste modo, afetividade e cognição não são estanques e se revezam na dominância dos estágios.

-Impulsivo- emocional ( 0 há 1 anos )

Do nascimento até aproximadamente o primeiro ano de vida, a criança passa por uma fase denominada estágio impulsivo-emocional. É um estágio predominantemente afetivo, onde as emoções são o principal instrumento de interação com o meio. Arelação com o ambiente desenvolve, na criança, sentimentos intraceptivos e fatores afetivos.
O movimento, como campo funcional, ainda não está desenvolvido, a criança não possui perícia motora. Os movimentos infantis são um tanto quanto desorientados, mas a contínua resposta do ambiente ao movimento infantil permite que a criança passe da desordem gestual às emoções diferenciadas.

-Estágiosensório-motor

Dos três meses de idade até aproximadamente o terceiro ano de vida, a criança passa pelo estágio sensório-motor e projetivo. É uma fase onde a inteligência predomina e o mundo externo prevalece nos fenômenos cognitivos. A inteligência, nesse período, é tradicionalmente particionada entre inteligência prática, obtida pela interação de objetos com o próprio corpo, e inteligência...
tracking img