Letras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Segmentos consonantais e vocálicos
Mecanismos de produção de segmentos consonantais e vocálicos
(Artigo extraído de anotações acadêmicas com base nos estudos de Thais Cristófaro Silva - Fonética e fonolofia do português)
Para a produção de qualquer som em qualquer língua fazemos uso do aparelho fonador, que compreende: sistema respiratório, fonatório e articulatório.
Cordas vocais e laringeSão músculos estriados localizados na laringe, que podem obstruir a corrente de ar. A função da laringe é impedir a passagem de alimentos deglutidos para os pulmões por meio de abaixamento da glote.
O papel das cordas vocais
A glote é o espaço onde estão situadas as cordas vocais.
Quando as cordas vocais estão unidas e a glote fechada, o ar precisa fazer pressão para passar pela cavidade eentão, há vibração dessas cordas, produzindo sons sonoros ou vozeados. Ao contrário, se a glote está aberta, as cordas vocais separadas, há livre passagem do ar e os sons são surdos ou desvozeados. Pode-se testar esses sons colocando a mão sobre a glote (pomo-de-adão, nos homens) e pronunciando, por exemplo: /f/ /v/.
Algumas explicações sobre o processo de produção dos sons
As correntes de ar
Háduas direções para as correntes de ar: egressiva - ar sai dos pulmões e vai para fora ( língua portuguesa) e ingressiva - o ar vai para dentro ( igbo ).
Sons orais, nasais, nasalizados
Se o véu palatino está levantado, o ar sai pela boca mais livremente - produz-se sons orais: [b] [s] [a].
Véu palatino abaixado, cavidade oral fechada (lábios, dentes, palato), a passagem do ar é naso-faringal -produz-se sons nasais: [n] [m].
Véu palatino abaixado e sem impedimento de saída de ar para a cavidade oral - produz-se sons nasalizados: [ã] [õ].
Diferenças entre vogais e consoantes
Do ponto de vista articulatório, as vogais diferenciam-se das consoantes pela obstrução da passagem de ar. Quando o ar é obstruído de alguma maneira, produzem-se as consoantes, e quando a passagem é livre,produzem-se as vogais. Por exemplo, as consoantes:
[m] -> há uma obstrução de ar nos lábios.
[t] -> o ar é obstruído por algum tempo nos dentes e depois é solto de uma vez.
[s] -> o ar não é obstruído na cavidade oral, mas também não sai livremente: a língua deixa pouco espaço e o ar sai com uma certa fricção.
Por exemplo, as vogais:
[a] [i] [u] -> o ar sai livremente sem entrave dealgum articulador na cavidade oral.
Classificação das consoantes
Elas são classificadas:
a) pelo lugar ou ponto de obstrução;
b) pelo modo como o ar é obstruído;
c) pelo vibração das cordas vocais.
Articuladores ativos e passivos
Os articuladores ativos movimentam-se em direção ao articulador ativo e esse é um fator importantíssimo para a diferenciação dos sons.
A língua, o lábio inferior, ovéu palatino e as cordas vocais constituem o quadro dos articuladores ativos.
Os passivos são: o lábio superior, os dentes superiores e o céu a boca ( alvéolos, palato duro, palato mole e úvula. São chamados passivos, porque não se movimentam, apenas recebem movimentação dos articuladores ativos.
Segmento nasal ou oral
O véu palatino ou palato mote é popularmente chamado de 'céu da boca'. Nofinal do véu palatino encontra-se a úvula, conhecida como 'campainha', aquela 'gota de carne' facilmente visível quando alguém abre a boca e diz: aaaa... Quando isso ocorre, a úvula está levantada e a produção do som é 'oral', pois há obstrução do ar para a cavidade nasal. No entanto, se pedirmos para alguém dizer: ããã... , a úvula vai abaixar-se e o som produzido será 'nasal', pois ao contrário, aobstrução do ar ocorrerá para a cavidade oral e assim, a ressonância é nasal.
Modos de articulação
O modo de articulação corresponde aos diferentes graus de fechamento da cavidade orofaringeana e os modos de saída do ar sai pela boca. São eles:
* Oclusivo:
Na cavidade oral, os articuladores estão fechados. O véu palatino está levantado e por isso o ar não pode escapar para a cavidade...
tracking img