Letras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
JUSTIFICATIVA
O desejo de investigar e de discorrer sobre a literatura distópica surgiu a partir das leituras das obras “1984” de George Orwell, “Admirável mundo novo” de Aldous Huxley e de Laranja mecânica de Antony Burgess. O termo “Distopia” veio através da leitura e das análises dessas obras, posto que fosse bastante recorrente nos textos lidos, uma vez que esta palavra não muito usual forausada pela primeira vez por um senador britânico chamado John Mil que em um discurso no parlamento inglês a utilizou para designar a idéia que se caracteriza como um contraponto à noção de Utopia, dizia Mil (1868)
"É, provavelmente, demasiado elogioso chamar-lhes utópicos; deveriam em vez disso ser chamados dis-tópicos, ou caco-tópicos. O que é comummente chamado Utopia é demasiado bom para serpraticável; mas o que eles parecem defender é demasiado mau para ser praticável."

Nesse sentido, o termo distopia significa imediatamente o reverso de utopia, pois se esta designa a idéia de um modo de vida ideal demais para se tornar realidade, já a outra representa uma metáfora caótica e horrível demais para ser praticável, contudo a distopia está de alguma forma, conectada ao mundo real.Jacoby (2010) nos fornece o conceito de Distopia:

Uma Distopia ou Antiutopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utópica ou promove a vivência em uma "Utopia negativa”. São geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo bem como um opressivo controle da sociedade. Nelas, caem-se as cortinas, e a sociedademostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. Assim, a tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, de instituições ou mesmo de corporações.

Posteriormente o termo passou a designar uma linha de escritos que abordavam uma mesma temática com as mesmas características. Ainda Russel Jacoby seleciona algumas delas, a saber:
ü Costumam ser contosmorais, explorando como os nossos dilemas morais figurariam no futuro.
ü Oferecem crítica social e apresentam as simpatias políticas do autor.
ü Exploram a estupidez coletiva.
ü O poder é mantido por uma elite pela somatização e conseqüente alívio de certas carências e privações do indivíduo.
ü Discurso pessimista, raramente "flertando" com a esperança.

O livro “1984” de George Orwell é umexemplo clássico de literatura distópica, que segundo David Brin (2011) é o livro mais importante do século XX, pois:
“O grande mérito da ficção científica não é prever o futuro, mas pintar um futuro tão horrível que as pessoas vão lutar para que ele não aconteça. Neste sentido, “1984” é talvez o livro mais importante do século, porque, a qualquer sinal de tirania, a sociedade lembra-se do livro eluta para impedi-la.

É importante estudar a distopia na literatura em função de suas características, de suas peculiaridades, do ponto de vista da criticidade e das referências que ela enseja ao período histórico em que foi concebida. Se hoje consideramos que as histórias escritas por George Orwell, Aldous Huxley e Antony Burgess não passam de tramas bem elaboradas pelas mentes engenhosas emãos hábeis desses autores é porque pertencemos a uma geração que não testemunhou o mundo à beira de um colapso humano ao passo que George Orwell tinha todas as razões para acreditar que o mundo seria exatamente como descreveu em “1984”.
Uma imagem muito clara de Orwell sobre o futuro foi a que o personagem Obrin descreveu em 1984: “Se queres uma imagem do futuro, pensa numa bota pisando um rostohumano - para sempre”. Esta frase mostra muito bem a noção Orwerliana de um futuro marcado pela opressão totalitária. Os autores da literatura distópica vivenciaram um momento histórico em que as nações degladiavam-se em combates que pareciam infindos, onde surgiam líderes autoritários que se autocultuavam como senhores absolutos de toda verdade e de todo poder político de que necessitassem,...
tracking img