Estudo Administração Agronomia Arquitetura Ciência da Computação Ciências Biológicas Ciências EconômicasDireito Educação Enfermagem Eng. Agronômica Eng. Civil Eng. de ProduçãoEng. Elétrica Eng. Mecânica Eng. Mecatrônica Eng. Química Farmácia FisioterapiaFísica Letras Matemática Psicopedagogia Químicaver tudoArquivos em destaque
Enviar arquivo Comunidade
Acadêmica CursosMedicina
Química
Enfermagem
mais Cursos Instituições de Ensino
UFRJ
UFBA
UFRGS
outras Instituições Login Cadastro
Preparação e padronização de soluções
Ana Letyciarow Enviado por: Ana Letycia Petenon | comentários
Arquivado no curso de Química na UNIARARAS
DownloadTweet denunciarDenunciarrow
Licenciatura Química
Práticas De Química QuantitativaPREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
Data da realização do experimento: 07/08/2010
Prof. Responsável: Julieta Ferreira
Aluno: Ana Letycia Petenon RA: 60316
Aluno: Eduardo José Belloni RA: 59428
Aluno: Rosemeire Godinho RA: 60328
Aluno: Rodrigo Ap. Silva RA: 58796
Aluno: Willian Parreira
Araras, SP
2010
Resumo
Nesse experimento iremos conhecer osmecanismos utilizados para o preparo de uma determinada solução, além de padroniza – lá, utilizando um padrão primário para determinarmos sua concentração real.
Algumas definições serão abordadas ao longo do procedimento, a fim de formarmos uma contextualização dos processos inerentes envolvidos em uma análise volumétrica.
INTRODUÇÃO
Soluções
É preciso inicialmente definir o conceito desoluções, que na verdade é a mistura homogênea de duas ou mais substâncias, onde teremos a divisão de solvente e o soluto, o primeiro é caracterizado em seu estado físico líquido e o que tem a maior porção, já o segundo se apresenta em estado sólido em porção menor, na união dos dois, teremos uma solução. Uma solução pode se apresentar nos três estados físicos, gás, líquido ou sólido. (CONSTANTINO,2004).
Um dos aspectos mais importante em uma solução é sua preparação e a expressão de sua concentração, uma vez que os cálculos efetuados levam em conta sua concentração molar, que significa quanto de soluto está presente em um volume ou uma massa especifica,sendo assim, concentração é uma medida das quantidades relativas dos componentes de uma solução, pode-se então se definida como a razãoentre quantidade de soluto e quantidade de solvente. (VOGUEL, 1992)
Padrão Primário
Padrão primário é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substancia, seguida pela diluição até um volume definido de solução. (VOGUEL, 1992)
Um padrão primário deve atender algumas condições, entre elas, podemos destacar:Fácil obtenção, purificação, secagem e preservação em estado puro, devem permanecer inalteradas ao ar durante a pesagem, seu grau de pureza e massa molecular deve ser alto, para evitar possíveis erros e, além disso, deve ser facilmente solúvel. (VOGUEL, 1992)
O padrão primário que utilizaremos nessa prática será o ácido oxálico (C2H2O4) e atender as características mencionadas acima.
Análisevolumétrica
Através da analise volumétrica é possível determinar com exatidão a concentração e a quantidade de uma substância qualquer desconhecida, a esse processo se dá o nome de titulação e tem como objetivo a padronização de uma solução a partir de uma mistura padrão, portanto titulação é uma operação analítica utilizada em analise volumétrica com o objetivo de determinar a concentração deum soluto.
“O intuito da analise volumétrica é determinar a quantidade de substancias desconhecida por meio de medidas de volumes, fazendo reagir uma solução de concentração conhecida (padrão) com a amostra cuja concentração ou quantidade é desconhecida.” (CONSTANTINO, 2004).
Na analise volumétrica o reagente de concentração conhecida é o titulante e a substancia com a concentração...