Letramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PROFESSORA CRISTIANE VINHOLE DE BRITO




PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM







Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, sob orientação do professor-tutor a distância RodrigoMedeiros.







APRESENTAÇÃO .......................................................................... 2

ITEM
1. Contribuições da Psicologia da Educação...............................................3
2. Significações e empregabilidade das teorias nos diversos contextosEstudados...................................................................................................5
2.1. Tabela: Aspectos Significativos de Cada Teoria....................................5
3. Fatores que interferem no desenvolvimento dos seres humanos............7
4. As contribuições dos jogos na educação e desenvolvimento
Dascrianças.......................................................................................9
4.1 Quadro de jogos e suas contribuições para crianças...............................11
5. Considerações Finais............................................................................. .14
6. Referencias Bibliográficas ................................................................15APRESENTAÇÃO

Este trabalho tem como objetivo pesquisar e refletir sobre alguns itens básicos para educação infantil, usando como fonte de pesquisa e estudo as teorias de alguns autores e filósofos importantes para a educação como: Vygotsky e Piaget. Nesta pesquisa foram tratados alguns temas importantes, tais como jogos para educação infantil e outros.
Este trabalho está dividoem: Apresentação, desenvolvimento, considerações finas e referências bibliográficas. Através desta atividade podemos analisar e refletir sobre as diversas contribuições da psicologia na educação e na infância.
























1- Contribuições da Psicologia para a Educação


Este texto dissertativo tem como objetivo mostrar a evolução teórica e suasituação no campo do conhecimento, refletindo sobre a importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem. A Psicologia, enquanto tentativa de conhecer o comportamento humano, tem sido através dos tempos uma atividade natural do ser humano, praticada informal e assistematicamente no cotidiano das pessoas, estou falando da chamada Psicologia do senso comum. Já a Psicologia, enquanto ciência que buscacompreender o processo evolutivo e o comportamento do ser humano, tem sua origem na pesquisa racional, sistemática e profundamente influenciada pela visão de mundo do investigador. Caracteriza e delineia-se a Psicologia da Educação, como uma área para onde convergem interesses e questionamentos sobre a aprendizagem e tudo quanto correlacionado, direta ou indiretamente, à problemática educativa eescolar.
A aprendizagem é um processo fundamental para a vida humana a tal ponto que a humanidade, em suas sociedades, organizou meios para tornar a aprendizagem mais eficiente, os meios ou contextos educativos.
Para termos uma compreensão sobre a aprendizagem, devemos considerar as grandes matrizes teóricas da Psicologia, no século XX, e suas elaborações. Essas teorias se apoiam em diferentesvisões do homem e sua busca em apreender o mundo.
Um fenômeno tão complexo quanto a aprendizagem foi estudado sob diversos prismas: uns enfatizaram o aspecto motivação para aprender, outros realçaram o produto da aprendizagem, e outros, ainda o processo. Assim é que as investigações sobre a aprendizagem deram origem a vários modelos.
É possível distinguir, pelo menos, dois modelos de teorias...
tracking img