Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Trad.ROSA Ernani. PortoAlegre:Artmed,2002/2007.(pp 17-26)

Alcir dos Santos Braga

Segundo, a escritora Argentina, Lerner, conceito de leitura e escrita enquanto prática social vai muito além da decodificação da linguagem verbalescrita, pois nele está inserida a ideia de que ler e escrever é atribuir um sentido ao texto, relacionando-o com o contexto e com experiências prévias do sujeito leitor escritor. Nesse sentido cabeafirmar que ler e escrever sempre serão precedidos de uma finalidade concreta, que atenderá a um objetivo presente no contexto real em que o leitor/escritor está inserido. Para Lerner, o ensino da leituraescrita como práticas sociais são caminhos que poderá conduzir o leitor/escritor a resolver um problema prático, responder a um objetivo concreto ou uma necessidade pessoal.

O primeiro capítulo dolivro Ler e Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário da renomada escritora Delia Lerner, assessora dos órgãos governamentais e instituições particulares na Espanha e em vários paísesda América Latina, enfoca a importância do ler e escrever como fonte de informação e disseminação de cultura. Desse modo, a autora discute a problemática do ler e escrever subtemas, a saber:Dificuldades envolvidas na escolarização das práticas; Tensões entre os propósitos escolares e extraescolares da leitura e da escrita; Relação saber-duração versus preservação do sentido e Tensão entre duasnecessidades institucionais: Ensinar e controlar a aprendizagem.

Conforme a autora é preciso que o propósito do ensino de ler escrever esteja incorporado no contexto do aluno possibilitando que omesmo utilize tal conhecimento, uma vez que leitura e escrita tem se tornado elementos indispensáveis para inserção social do individuo e consequentemente para a formação da cidadania, haja vista que...
tracking img