Resenha do livro ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Délia Lerner é investigadora em didática a leitura e escrita e em didática. Em língua portuguesa, publicou em 1995, pela Artmed Editora: A matemática na escola: aqui e agora. E juntamente comcolaboradores, publicou Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas e Compreensão da leitura e expressão escrita: a experiência pedagógica, em 1996 e 1998, respectivamente.
Em seu livro Ler eescrever na escola: o real, o possível e o necessário, Délia discute as tensões envolvidas na questão que circunda o processo da leitura e escrita e propõe soluções para transformar o cenário. Comembasamento teórico consistente, ajuda os educadores na compreensão do que precisa ser ensinado quando se quer formar leitores e escritores de fato. Lerner também ressalta a importância de professor criarcondições para que os alunos participem ativamente da cultura escrita desde a alfabetização inicial, uma vez que constroem simultaneamente conhecimentos sobre o sistema de escrita e a linguagem queusamos para escrever.
O referente livro é um excelente ponto de partida para promover as práticas de leitura e escrita nas escolas. Ao discorrer pela leitura, Lerner descreve os comportamentos doleitor e do escritor, propõe fazer da escrita mais que um objeto de avaliação, enfatiza a importância de o professor ser leitor, permite a compreensão do processo de alfabetização inicial como acessoà cultura escrita, revela, ainda, a necessidade da formação continuada, mesmo que não seja suficiente para mudança de propostas didáticas e esclarece quando a produção escrita tem a colaborar para queo aluno se descubra praticamente autônomo e independente explicando o moo de como ela deve ser trabalhada na escola.
Aprender a ler e a escrever na escola deve transcender a decodificação docódigo escrito, deve fazer sentido e estar ligado à vida do sujeito, deve possibilitar a sua inserção no meio cultural a qual pertencem, tornando-o capaz de produzir e interpretar textos que fazem de...
tracking img