Ler e dort

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Etec Ferraz de Vasconcelos |
LER e DORT
|
Prof.ª Valeria |

01/01/2013
|

Alezanja Brito

Alezanja Brito

Introdução

LER – Lesão por Esforço Repetitivo
Foi criada para identificar um conjunto de doenças que atingem músculos, tendões e articulações dos membros superiores (dedos, mãos, punhos, antebraços e braços) e eventualmente membros inferiores e colunavertebral (pescoço, coluna torácica e lombar) e que têm relação direta com as exigências das tarefas, ambientes físicos e organização do trabalho.
DORT – Distúrbio Osteomusculares Relacionada ao Trabalho
A sigla DORT é o conceito da doença para distúrbios inflamatórios e/ou oriundos da compressão de nervos, provocados por atividades que exigem do trabalhador uma sobrecarga física: movimentosmanuais repetitivos, continuados, rápidos e/ou vigorosos e posturas inadequadas por um longo período de tempo. E atividades no trabalho que demandam também sobrecarga psíquica: ritmo intenso de trabalho, existência de pressão e autoritarismo de chefia e mecanismos inadequados de avaliação, punição e controle da produção dos trabalhadores.

Conceito

Entende-se LER/DORT como uma síndrome relacionadaao trabalho, caracterizada pela ocorrência de vários sintomas concomitantes ou não, tais como: dor, parestesia, sensação de peso, fadiga, de aparecimento insidioso, geralmente nos membros superiores, mas podendo acometer membros inferiores. Entidades neuro ortopédico definido como tenossinovites, sinovites, compressões de nervos periféricos, síndromes mio faciais, que podem ser identificadas ounão. Frequentemente são causa de incapacidade laboral temporária ou permanente. São resultados da combinação da sobrecarga das estruturas anatômicas do sistema osteomuscular com a falta de tempo para sua recuperação. A sobrecarga pode ocorrer seja pela utilização excessiva de determinados grupos musculares em movimentos repetitivos com ou sem exigência de esforço localizado, seja pela permanência desegmentos do corpo em determinadas posições por tempo prolongado, particularmente quando essas posições exigem esforço ou resistência das estruturas musculoesqueléticas contra a gravidade. A necessidade de concentração e atenção do trabalhador para realizar suas atividades e a tensão imposta pela organização do trabalho são fatores que interferem de forma significativa para a ocorrência dasLER/DORT.
O Ministério da Previdência Social e o Ministério da Saúde, respectivamente, por meio do Decreto nº 3.048/99, anexo II e da Portaria nº 1.339/99, organizaram uma lista extensa, porém exemplificativa, de doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivas relacionadas ao trabalho.

Epidemiologia - Causas

A LER ou DORT são as manifestações de lesões decorrentes da utilizaçãoexcessiva, imposta ao sistema musculoesquelético, e da falta de tempo para recuperação. Lesões neuro ortopédicas como as tendinites, sinovites, compressões de nervos periféricos podem ser identificadas ou não.
Os fatores de risco não são necessariamente as causas diretas das LER e DORT, mas podem gerar respostas que produzem as LER e DORT. Os fatores de risco não são independentes, interagem entre si edevem ser sempre analisados de forma integrada. Envolvem aspectos biomecânicos, cognitivos, sensoriais, afetivos e de organização do trabalho.
Os fatores incluem:
* Posto de trabalho que force o trabalhador a adotar posturas, a suportar certas cargas e a se comportar de forma a causar ou agravar afecções musculoesqueléticas.
* Exposição a vibrações de corpo inteiro, ou do membrosuperior, podem causar efeitos vasculares, musculares e neurológicos.
* Exposição ao frio pode ter efeito direto sobre o tecido exposto e indireto pelo uso de equipamentos de proteção individual contra baixas temperaturas (ex. luvas).
* Exposição a ruído elevado, entre outros efeitos pode produzir mudanças de comportamento.
* Pressão mecânica localizada provocada pelo contato físico de...
tracking img