Ler dort

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Incidência de dores causadas pela LER/DORT em funcionários do Foro Central de Porto Alegre

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal identificar e quantificar as lesões causadas pela LER/DORT (Lesões por esforços repetitivos e distúrbio ósteomuscular relacionado ao trabalho) - nos funcionários do Foro Central de Porto Alegre.

Também será analisado as condições de trabalho,esforços físicos, posturas inadequadas, repetição de tarefas, e veremos onde a LER/DORT mais aparece, e se há uma influência direta do estresse nos sintomas da doença ocupacional, e se ocorre a queda do índice da doença em quem pratica atividade física regularmente.

As lesões podem ocorrer em qualquer parte do corpo, na qual o movimento se repete, ou quando o trabalho é estático, as lesões ainda podemser associada a outras ou isolada.

A LER/DORT ocorre principalmente nos indivíduos que trabalham em bancos, instituições financeiras e em empresas de produção em massa.

Será realizada uma revisão teórica para maiores esclarecimentos referentes aos riscos de lesões que podem ocorrer durante a jornada de trabalho.

Introdução

Hoje em dia, infelizmente ainda muitas empresas senegam a enxergar o que já vem acontecendo a anos, que é o grande aumento de trabalhadores com lesões causadas por esforços repetitivos (LER) e o aumento dos distúrbios ósteomusculares relacionados ano trabalho (DORT).

Nas condições que vivem os trabalhadores atualmente, é facilmente compreensível entender porque eles voltam do trabalho frustrados, deprimidos, e a tendência com o passar dosanos é que essa frustração aumente junto com os sintomas da doença, e a vontade e o prazer em trabalhar diminuam cada vez mais.

De acordo com Wanderley Codo e Maria Celeste C.G. de Almeida (1998), alguns pacientes conseguem relatar fatos objetivos como seu descontentamento com o seu trabalho, com seu superior, com o sistema, com o plano de saúde com os médicos, e também relatam seussentimentos de raiva, frustração, medo de retornar para o trabalho, mas na maioria dos casos o trabalhador é incapaz de relatar todos os problemas emocionais e o único foco do problema passa a ser a dor.

É comum que se identifiquem evidências de ansiedade, angústias, medo e depressão, pela incerteza do futuro tanto do ponto de vista profissional, como do ponto de vista pessoal. (Maeno, 2001)As regiões geralmente mais afetadas do corpo dos trabalhadores que sofrem da LER/DORT são a cervical, lombar e os membros superiores. São inúmeros os fatores de risco, que vão desde a movimentação manual de cargas e posturas inadequadas até aos movimentos repetitivos, aos ritmos de trabalho e à exposição a vibrações.

Segundo João Ricardo Gabriel de oliveira: “As Lesões porEsforço Repetitivo (LER) ou os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são os nomes dados às afecções de músculos, de tendões, de sinóvias (revestimento das articulações), de nervos, de fáscias (envoltório dos músculos) e de ligamentos, isoladas ou combinadas, com ou sem degeneração de tecidos.” (Artigo: Revista Educação Física da prefeitura Municiapal de Sorriso-MT).
Opresente estudo tem como objetivo identificar e quantificar as lesões causadas pela LER/DORT nos diversos setores do Foro Central de Porto Alegre. A demanda de trabalho é muito grande no Foro Central, com centenas de novas ações distribuídas por dia, com prazos processuais para serem cumpridos, tornando muito forte a pressão pela produção, tanto pelo seu superior, como pelos advogados e partesenvolvidas na ação.

Os escreventes de modo geral ficam muitas horas por dia sentados em frente aos monitores, levantando de tanto em tanto tempo para levar as pilhas de processos, que foram cumpridas as determinações, para seus devidos lugares, e buscando novas pilhas para serem cumpridas. Já os atendentes trabalham muitas horas por dia de pé, levantando pilhas de processos e carregando...
tracking img