Fundamentos de planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTOS DE PLANEJAMENTO

1) Explique a frase de Sun Tzu, em termos dos negócios atuais: “Se conhecemos o inimigo e a nós mesmos, não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas.”

2) O que é Planejamento?
Planejamento é aelaboração de um processo, com o intuito de alcançar um objetivo ou situação desejada com menos esforços e tempo desperdiçados, isto é: modo mais eficiente e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos da empresa.
3) O que é Eficiência?
Fazer o que se foi planejado da maneira adequada, resolvendo problemas, salvando e tendo cautela com os recursos aplicados, cumprindo assim um devere reduzindo os custos.

4) O que é eficácia?
Atingir o resultado, fazendo as coisas certas, e produzindo alternativas criativas maximizando a utilização de recursos, e obtendo resultados e aumento dos lucros.

5) O que é efetividade?
É permanecer ao longo do tempo apresentando resultados positivos e um ambiente competitivo. Em uma empresa é a capacidade de coordenar permanentemente osesforços e energias tendo em vista; os resultados globais e sua manutenção no ambiente.

6) Explique as dimensões de planejamento.
Independente da metodologia utilizada, alguns aspectos básicos devem ser considerados em qualquer planejamento. Podemos apresentar em 5 partes ou dimensões:
* Planejamento dos Fins: Aonde encontra-se a especificação do estado do futuro desejado. Ex.: A missão,Propósitos, Objetivos, Objetivos Setoriais, Desafios e Metas.
* Planejamento de Meios: Aonde temos a proposição de caminhos para a empresa chegar ao estado do Futuro desejado. Ex.: Macroestrátegias, Macropoliticas, Estratégias, Politicas, Procedimentos e Praticas.
* Planejamento Organizacional: Que se refere a esquematização dos requisitos organizacionais para poder realizar os meios propostos.Ex.: A estruturação da Empresa em unidades Estratégias de Negócios.
* Planejamento de Recursos: Dimensionamento de Recursos Humanos e Materiais, determinação da origem e Recursos Financeiros. Ex.: Estabelecimento de Programas, Projetos e Planos de Ação Necessário ao alcance do Futuro Planejado.
* Planejamento de Implantação e Controle: Corresponde a atividade de planejar o gerenciamentode implantação do empreendimento.

7) Resuma, de maneira clara, quais são as confusões mais comuns com o
planejamento?
As confusões mais comuns no Planejamento são:
* Previsão: esforços para certificar quais os eventos que poderão ocorrer com base em registros de uma série de probabilidades.
* Projeção: em sua estrutura básica, o futuro e o passado são iguais.
* Predição: ofuturo tende a ser diferente do passado, porem a empresa não tem controle sobre o seu processo e desenvolvimento.
* Resolução de Problemas: atitudes que devem ser imediatas tão somente para correções de desajustes na empresa
* Plano: documento formal que relata todo o processo de planejamento e consolidação das informações e atividades desenvolvidas.

8) Apresente quais são os princípiosgerais de planejamento.
São 4 os princípios gerais do planejamento:
* Contribuição aos objetivos da Empresa: Visar ao máximo os objetivos da empresa.
* Precedência de Planejamento: Uma função administrativa que vem antes da organização, direção e controle.
* Penetração e Abrangência: Pode provocar uma série de modificações nas características e atividades da empresa.
* Maioreficiência, eficácia e efetividade: Visa aumentar os resultados positivos e diminuir os negativos.

9) Quais são os benefícios do planejamento?
* Melhor utilização dos recursos aplicados da empresa
* Conhecimento maior sobre os potenciais
* Melhor percepção de oportunidades e riscos e sensibilidade frente a problemas que possam ocorrer
* Criação de comprometimento otimizando os...
tracking img