Leptospirose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


A leptospirose é uma doença infecciosa febril, aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans. É uma zoonose (doença de animais) que ocorre  no mundo inteiro, exceto nas regiões polares. Em seres humanos, ocorre em pessoas de todas as idades e em ambos os sexos. Na maioria (90%) dos casos de leptospirose a evolução é benigna, porem 10% dos casospodem trazer sérios agravos a saúde.


ETIOLOGIA

O agente etiológico da leptospira é um espiroquetídeo, aeróbio obrigatório, de forma helicoidal, flexível e móvel, medindo 6 a 20 mm de comprimento e 0,1 mm de diâmetro. A espécie Leptospira interrogans é dividida em dois complexos: o complexo L. interrogans, que é patogênico, e o complexo L. biflexa, não patogênico ou saprofítico. O complexo L.interrogans tem 23 sorogrupos e aproximadamente 210 sorovares ou sorotipos (1-3). A lesão provocada pela leptospira parece ser decorrente de uma endotoxina produzida pelo microrganismo. Younes-Ibrahim et al. isolaram uma fração glicolipoprotéica (GLP) do L. interrogans sorovar copenhageni, uma endotoxina conhecida por ser citotóxica, e demonstraram que a GLP é uma potente inibidora in vitro detodas as isoformas da Na+, K+- ATPase. Também verificaram que os ácidos oléicos, componentes da GLP, podem levar a uma disfunção celular e explicar algumas das manifestações clínicas presentes na leptospirose como diarréia, náusea, vômitos, mialgia, alterações hidroeletrolíticas, neurológicas e arritmias cardíacas.

TRANSMISSÃO

A leptospirose é primariamente uma zoonose. Acomete roedor e outrosmamíferos silvestres e é um problema veterinário relevante, atingindo animais domésticos (cães, gatos) e outros de importância econômica (bois, cavalos, porcos, cabras, ovelhas). Esses animais, mesmo quando vacinados, podem tornar-se portadores assintomáticos e eliminar a L. interrogans junto com a urina.
O rato de esgoto (Rattus novergicus) é o principal responsável pela infecção humana, emrazão de existir em  grande número e da proximidade com seres humanos. A L. interrogans  multiplica-se nos rins desses animais sem causar danos, e é eliminada pela urina, às vezes por toda a vida do animal. O homem é infectado casual e transitoriamente, e não tem importância como transmissor da doença. A transmissão de uma pessoa para outra é muito pouco provável.
A L. interrogans eliminada junto coma urina de animais sobrevive no solo úmido ou na água, que tenham pH neutro ou alcalino. Não sobrevive em águas com alto teor salino. A L. interrogans penetra através da pele e de mucosas (olhos, nariz, boca) ou através da ingestão de água e alimentos contaminados. A presença de pequenos ferimentos na pele facilita a penetração, que pode ocorrer também através da pele íntegra, quando a exposiçãoé prolongada.


RISCOS


No Brasil, como em outros países em desenvolvimento, a maioria das infecções ocorre através do contato com águas de enchentes contaminadas por urina de ratos. Nesses países, a ineficácia ou inexistência de rede de esgoto e drenagem de águas pluviais, a coleta de lixo inadequada e as conseqüentes inundações são condições favoráveis à alta endemicidade e às epidemias.Atinge, portanto, principalmente a população de baixo nível sócio-econômico da periferia das grandes cidades, que é obrigada a viver em condições que tornam inevitável o contato com roedores e águas contaminadas. A infecção também pode ser adquirida através da ingestão de água e alimentos contaminados com urina de ratos ou por meio de contato com urina de animais de estimação (cães, gatos), mesmoquando esses são vacinados. A limpeza de fossas domiciliares, sem proteção adequada, é uma das causas mais freqüentes de aquisição da doença. Existe risco ocupacional para as  pessoas que têm contato com água e terrenos alagados (limpadores de fossas e bueiros, lavradores de plantações de arroz, trabalhadores de rede de esgoto, militares) ou com animais (veterinários, pessoas que manipulam...
tracking img