A leptospirose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A leptospirose é uma zoonoze causada por uma espiroqueta patogênica do gênero Leptospira. A doença esta associada a fenômenos naturais como, furacões, enchentes, entre outros. Tem como transmissorprincipal o rato (Rattus norvegicus), principal espécie transmissora em centros urbanos, conhecida como ratazana de esgotos. São encontradas em grandes cidades onde as redes pluviais e de esgotos nãorecebem tratamento adequado e, com freqüência, se interconectam possibilitando uma maior contaminação ambiental. Contudo outros animais são contaminados, tanto silvestres quanto domésticos. O homem éconsiderado um hospedeiro acidental e terminal dentro da cadeia de transmissão, podendo apresentar quadro clinico grave, às vezes a óbito. A infra-estrutura sanitária deficiente e o crescimentodesordenado da urbanização desempenham uma nítida interface com a situação de saúde e com as condições de vida das populações dos países.
. A leptospirose é uma doença endêmica em várias partes do Brasil.Sua apresentaçäo clínica é de largo espectro e, em geral, é necessária a confirmaçäo sorológica, exceto em caso de doenças graves.
A leptospirose é uma doença infectocontagiosa aguda, zoonótica,cosmopolita, que acomete animais domésticos, silvestres e roedores. Entre os animais domésticos, os cães são importantes fontes de infecção para o homem. Seus agentes pertencem à ordem spirochaetales,família leptospiraceae do gênero leptospira.
O cão tem grande importância na transmissão da leptospirose ao homem, por viver domiciliado, podendo ser importante fonte de infecção por excretar leptospiraspela urina por longo período de tempo, e o contato indireto com a água ou o solo contaminado com leptospiras são vias de transmissão comuns para o homem.
A toxoplasmose é causada pelo protozoárioparasito intracelular obrigatório, Toxoplasma gondii. O gato é seu hospedeiro definitivo, e os animais homeotérmicos os hospedeiros intermediários. A infecção pode ocorrer pela ingestão de oocistos,...
tracking img