Drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 109 (27194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
0

SERGIO FRANCISQUINHO SOLANGE PINHEIRO DE FREITAS

A INFLUÊNCIA DAS DROGAS NA CRIMINALIDADE

Londrina, Paraná 2008

1

SERGIO FRANCISQUINHO SOLANGE PINHEIRO DE FREITAS

A INFLUÊNCIA DAS DROGAS NA CRIMINALIDADE

Monografia apresentada como cumprimento de requisito parcial para a conclusão do Curso de Especialização em Formulação de Gestão de Políticas Públicas, da UniversidadeEstadual de Londrina. Orientadora: Profª Ms. Ana Claudia Duarte Pinheiro.

Londrina - Paraná 2008

2

SERGIO FRANCISQUINHO SOLANGE PINHEIRO DE FREITAS

A INFLUÊNCIA DAS DROGAS NA CRIMINALIDADE

Monografia apresentada como requisito para obtenção de Pós-graduação Latu Sensu em Formulação de Gestão de Políticas Públicas, Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Profª. Ms. Ana ClaudiaDuarte Pinheiro

Aprovada pela Banca Examinadora em _____ de _____ de _____.

Banca Examinadora:

_____________________________________________

_____________________________________________

______________________________________________

3

Dedicamos à nossas famílias, que em todos os momentos nos apoiaram para que não desistíssemos desta caminhada.

4

AGRADECIMENTOSAgradecemos a Deus, pois foi nele que encontramos forças para conseguir vencer mais uma etapa de nossas vidas. Agradecemos a Escola de Governo do Estado do Paraná, pela oportunidade de participarmos deste curso tão importante para nossas carreiras. Agradecemos a nossa professora e orientadora Ana Claudia Duarte pelo seu auxílio e compreensão. Agradecemos aos professores, colegas e amigos, peloconstante apoio e cooperação prestado nesta caminhada. Agradecemos ainda aos nossos filhos que são a razão de todo os nossos esforços.

5

FRANCISQUINHO, Sergio & FREITAS, Solange P. de. A influência das drogas na criminalidade. 85 p. Monografia. UEL – Universidade Estadual de Londrina. 2008. RESUMO Este estudo procura demonstrar a influência que as drogas exercem sobre a criminalidade, que é um dosprincipais problemas enfrentados em nossa sociedade e identificar qual a melhor política a ser adotada em relação às drogas. Esta análise foi baseada em revisão bibliográfica, trabalhos publicados na internet, notícias de jornais e revistas e outras literaturas relacionadas ao tema. Inicialmente, foi elaborado um breve histórico sobre as drogas e apresentou-se os principais tipos de drogasilícitas. Apresenta a relação das drogas com a criminalidade, destacando o papel do usuário de drogas e o perfil do traficante. Atualmente o tráfico não é conduzido apenas pelos moradores de favelas e morros, muitas vezes desprovidos de educação e cultura formal, mas tem o envolvimento de muitos jovens de classe média, que vendem drogas para seus amigos e não admitem que isto seja errado. O presentetrabalho mostra que o Brasil sempre copiou o sistema norte-americano ao lidar com o problema das drogas, ou seja, repressão e punição. Tal postura está mudando, pois com a aprovação da nova lei de tóxicos o país deixa a repressão para adotar a prevenção. Demonstra a maneira como a Europa vem cuidando do problema das drogas, principalmente em relação ao usuário. Apresenta o plano de segurançaimplantado na Colômbia que era conhecido como um dos países mais violentos da América do Sul, e que tem conseguido melhorias significativas na redução da criminalidade. Apresenta, inclusive, pesquisas que demonstram a situação da criminalidade na cidade de Londrina e propõe a criação de programas direcionados a crianças, adolescentes e usuários, com o intuito de afastá-los das drogas. Conclui lembrando quea adoção de políticas que objetivem diminuir a criminalidade e amenizar os problemas causados pelo uso das drogas é imprescindível e que os exemplos de outros países podem ser valiosas contribuições para o Brasil. Palavras-chave: criminalidade, drogas, segurança pública.

6

FRANCISQUINHO, Sergio & FREITAS, Solange P. de. A influência das drogas na criminalidade. 85 p. Monografia. UEL –...
tracking img