Lep e lec

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Introdução
O planejamento e controle de estoque das organizações, deve sempre estar alinhados com os objetivos que a empresa possui, em um determinado período.
Ter estabelecido à otimização do abastecimento de seus produtos, será o diferencial para que a empresa SSS-SA., não tenha mais perdas ou mal armazenagem de seus materiais. Ou seja, nossa principal busca para esse caso, será oequilíbrio entre: compra para qual período do consumo, a alocação de recursos financeiros no estoque, área e equipamento de armazenagem e custo de realizar o suprimento.
Com essas características, centralizamos o problema em: Ausência de um planejamento de compra e produção da Empresa SSS-SA. Em busca de possíveis soluções, os conceitos estudos dentro da administração da produção II foram: Planejamentoe Controle de Estoque, LEP, LEC e Custo de estoques.

2 - Revisão Bibliográfica
2.1 Planejamento e Controle de Estoque
Segundo Slack (2009, p.355) o planejamento e controle de estoque, visa a harmonia entre o fornecimento e a demanda. Ou seja, é o alinhamento entre a quantidade que o mercado requer, o momento em que a entrega dessas solicitações acontece, e os custos gerados para que tudoaconteça com qualidade e eficácia.

Tipos de estoque
• Estoque de segurança ou estoque isolador: visa, compensar as incertezas inerentes a fornecimento e a demanda.
• Estoque de ciclo: ocorre quando um ou mais estágios na operação não podem fornecer simultaneamente todos os itens que produzem.
• Estoque de desacoplamento: cria oportunidade para programação e velocidades de processamentoindependentes entre os estágios do processo.
• Estoque de antecipação: mais usado quando as flutuações de demanda são significativas, mas relativamente previsíveis.
• Estoque no canal ou de distribuição: existem porque o material não pode ser transportado instantaneamente entre o ponto de fornecimento e o ponto de demanda. E também existem entre os processos em que o arranjo físico égeograficamente espalhado.

Decisões de estoque
• Quanto pedir: um pedido de reabastecimento é colocado, de que tamanho ele deve ser.
• Quando pedir: em que nível de estoque, o pedido de reabastecimento deveria ser colocado. • Como controlar o sistema: os procedimentos e rotinas que devem ser implantados para ajudar na tomada de decisões.

2.2 Lote Econômico de Produção
Segundo Slack(2009, p.367) o Lote Econômico de Produção, é uma razoável aproximação dos tamanhos dos lotes médios, principalmente para empresas que ainda estão iniciando um processo de planejamento, e controle da produção.
O lote de produção ou de fabricação é uma determinada quantidade estipulada pela empresa para ser fabricada, só podendo ser iniciada a produção de outros lotes após a conclusão do primeiro.O lote, ao ser dimensionado, permite quantificar tempo e insumos a serem gastos na fabricação. Com base nisso, qualquer variação no montante consumido é uma anomalia que deve ser investigada, o que possibilita melhor controle sobre a produção. As empresas buscam sempre maximizar o lucro e para tanto procuram reduzir seus custos, melhorando assim seu desempenho econômico. Um modo de reduzir custosé através do dimensionamento do lote econômico de produção, fabricado com menor despesa. Isso é possível por meio da queda nos custos, ocasionada pelo acréscimo da quantidade produzida. Conforme Slack (1997), o cálculo do lote econômico de produção é feito com base:
Nível máximo de estoque (M)
Declive estoque sendo produzido (P-D)
Custo total (C)


2.3 Lote Econômico de Compra ou EOQ -Economic Order Quantity
Segundo Slack, (2009, p. 365) os estoques tem um papel fundamental na logística. Eles permitem que o cliente compre o produto que deseja, no momento e no local que melhor lhe convém. O Lote Econômico de Compras é a quantidade a ser comprada que vai minimizar os custos de estocagem e de aquisição.
Para que o LEC seja considerado, algumas suposições precisam ser atendidas:...
tracking img