Lendas urbanas de porto alegre-castelinho do alto da bronze

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

As lendas urbanas de porto alegre é um tema que chama a atenção de muitas pessoas com seu ar misterioso pois não sabe-se se é fato histórico ou apenas parte do imaginário da sociedade.Lenda como o próprio nome sugere é algo que vem do imaginário, da crença popular. Se procurarmos seu significado no dicionário encontraremos a seguinte definição: s.f. Narrativa de caráter maravilhoso,em que fatos históricos são deformados pela imaginação popular ou pela invenção poética. As lendas freqüentemente contêm um elemento real, mas às vezes são inverídicas. A definição encontrada nosdicionário nos remete ao assunto tratado neste artigo, falaremos de uma lenda da Capital Gaúcha: O castelinho do Alto da Bronze. Conta-se nos Arredores da cidade que o Castelinho do Alto da Bronze,construído em estilo medieval na década de 1940, no Centro da cidade, especialmente para abrigar uma jovem e seu companheiro, um rico médico e político, 22 anos mais velho. Segundo a versão da personagem,por ciúmes ele não a deixava sair. Prisioneira durante quatro anos, ela teria fugido depois de ser ameaçada de morte.
Hoje, Nilza Linck, no alto dos seus 86 anos tem uma expressão calma, serena.Porem não foi sempre assim, Nilza na época da construção do castelo tinha 18 anos e um filho, para os padrões da época era uma desquitada. Nessa época justamente se apaixonou e se fez apaixonar por umrenomado político, Carlos Eurico Gomes, casado com a irmã do diretor do correio do povo Ruth Caldas. Pertencente ao partido PSD, Gomes abandonou sua mulher e três filhas para se entregar à paixão quesentiu pela nossa personagem principal dessa história.
Conforme relatos da própria personagem, Nilza Linck, ela se sentia uma prisioneira na sua própria residência, o castelo. O amor que antes os uniajá não era mais motivo de felicidade, pois de tão grande tornou-se uma obsessão. Nilza era mantida com as portas fechadas sem poder olhar para a rua por esse ciúme doentio de seu marido. Gomes era...
tracking img