Leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO



1 Esta pesquisa busca trazer a discussão, a questão da leitura na escola e a leitura de mundo. É estruturado em três partes, sendo na primeira, realizado uma análise das entrevistas com educadores e alunos de escolas públicas, no que tange o tema “leitura na escola e no contexto social”. Na segunda parte é feita uma breve exposição do que realmente acontece nas escolas em termos deleitura, sendo enfatizado a oralização da leitura, como uma estratégia equivocada quanto ao seu objetivo que é ler para atribuir significado. Abordamos também a questão da alfabetização como indispensável na formação de um leitor competente. E por último apresentamos algumas propostas com multiplicidade de textos que circulam no meio social, com o objetivo de torná-lo um leitor crítico.2


3


4


5




















6


7


8 SUMÁRIO





9 RESUMO


10 INTRODUÇÃO............................................................................................ 06

CAPÍTULO 1
A LEITURA NAS EXPECTATIVAS DOS DOCENTES E DISCENTES..... 08
1. Analisando as entrevistas ...............................................................13
CAPÍTULO 2
LEITURA E SUA FUNÇÃO SOCIAL.......................................................... 18
CAPÍTULO 3
LEITURA DO MUNDO............................................................................... 21
CAPÍTULO 4
OS DESAFIOS DA LEITURA...................................................................... 24
CAPÍTULO 5
O ENSINO DA LEITURA NASESCOLAS................................................. 25
CAPÍTULO 6
LEITURAS E CONTRALEITURAS............................................................. 27
CONCLUSÃO..............................................................................................30 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................31
11


12


13


14


15 INTRODUÇÃO





A temática “Leitura na escola e no contexto social” aborda fundamentalmente a questão da aquisição da leitura para a vida em sociedade.
Para tanto, iniciamos com análise das entrevistas realizadas com professores e alunos do Ciclo l do Ensino Fundamental com objetivo de levantar a polêmica emrelação às expectativas dos alunos e professores sobre a leitura.
Analisando os resultados das avaliações Nacionais e Internacionais veiculado na mídia falada e escrita é possível concluir o quanto à prática de leitura realizada pela escola está distante da vida em sociedade.
Sendo assim apontamos alguns erros em relação ao trabalho com leitura e procuramosevidenciar o pouco saber como algo a ser abolido das práticas escolares.
Ao remetermos a compreensão da leitura aos seus verdadeiros objetivos procuramos expor a questão da sua oralização. Destacamos que essa estratégia não garante aprendizagens significativas de leitura.
Além disso, fizemos uma breve explicação para pontuar a importância das escolas acrescentaremem seus currículos múltiplos textos na tentativa de oferecer oportunidades de diferentes leituras para os educandos.
Por fim, neste trabalho tentamos mostrar que os discentes devem sentir na leitura algo interessante, desafiador, o que conseqüentemente o tornará mais capaz de ter autonomia e independência, pois somente assim poderão enfrentar o grande desafio de “aprenderfazendo”.



































CAPÍTULO 1


LEITURA NAS EXPECTATIVAS DOS DOCENTES E DISCENTES



Todos os anos quando analisamos o resultado das Avaliações Nacionais realizadas, constatamos que um grande número de crianças e adolescentes não entende o que lê, não conseguem estabelecer relações entre as diversas informações...
tracking img