Leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FORMAÇÃO DE LEITORES

TEMA: FORMAÇÃO DE LEITORES

PROBLEMA

Como incorporar a leitura no cotidiano de um aluno?

A leitura não deve ser vista como um cumprimento de dever, mas como um espaço privilegiado, a partir do qual tanto é possível refletir o mundo quanto se afastar dele, um espaço no qual é possível encontrar aquilo que a vida nos nega, quer sob a perspectiva darealidade, quer sob a da fantasia.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Apresentar informações a respeito da importância da leitura no processo de alfabetização e letramento como um indicativo fundamental para o desenvolvimento de uma nação.

Objetivos Específicos

• Destacar a responsabilidade da escola na formação de leitores.
• Analisar situações em que o professor lê em voz alta paraseus alunos e as exigências necessárias para esse tipo de trabalho.
• Refletir a cerca da responsabilidade que principalmente o educador tem como referencia de leitor para os alunos e da importância de envolver a comunidade escolar no projeto de leitura.

JUSTIFICATIVA

Relevância Científica

O desenvolvimento do tema traz como relevância científica o espaço de construção deconhecimento. As propostas a serem discutidas neste trabalho estão baseadas em ideais que vão além das preocupações alienantes e individualistas do currículo tradicional.
As sugestões práticas de organização do trabalho escolar no qual se consiga envolver o coletivo na escola proporcionam uma prática diferenciada, reflexiva e crítica que tem como objetivo final e comum o desenvolvimento deleitores competentes.

Relevância Social

No trabalho educativo na sala de aula, não há como escapar da obrigatoriedade do ensino da leitura e da escrita. Ensinar a ler e a escrever é responsabilidade da instituição escolar.
Com isso, o acesso ao aprendizado da leitura apresenta-se como um dos múltiplos desafios da escola e, talvez, como o mais valorizado e exigido pela sociedade.
Aleitura é uma questão pública, um bem cultural, um direito do cidadão e isso nos levam a questionar sobre nossa própria postura enquanto formadores de leitores, pois somos responsáveis por oferecer um ensino que permita ao aluno aprender a ler lendo, onde ele possa estar em contato com os mais diversos tipos de textos sociais dos quais precisa e se utiliza no cotidiano, e no qual o únicopré-requisito para este aprendizado é a capacidade de questionar sobre as coisas do mundo.
Diante disto, trabalhar com este tema é relevante, pois ele procura legitimar o direito do cidadão oriundo do mundo letrado. Para tanto, a ação pedagógica deve ser envolvente, cativante, exigindo comprometimento e uma concepção de leitura que seja superior ao ato mecânico de ler.
A escolha do tema foimovida compreensão de que, no trabalho educativo na sala de aula, não há como escapar da obrigatoriedade do ensino da leitura e da escrita. Ensinar a ler e a escrever é responsabilidade da instituição escolar.
Sendo assim, é um estudo necessário para quem se dedica ao magistério. Um tema aberto, inacabado, questionador, permeado de ação e reflexão, centrado na compreensão e transformação daprática docente voltada para a formação de leitores.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Habituar o aluno a ler se tem mostrado inócuo, insuficiente (embora desejável) para que se forme um cidadão capaz de incorporar a leitura às atividades de seu cotidiano. Isto só ocorre quando a leitura é vista não como o cumprimento de um dever, mas como um espaço privilegiado, a partir do qual tanto épossível refletir o mundo quanto se afastar dele, um espaço no qual é possível encontrar aquilo que a vida nos nega, quer sob a perspectiva da realidade (enquanto informação, conhecimento), quer sob a da fantasia. E para que isso ocorra, para que se forme um leitor para toda a vida, o hábito, por si só, não chega. Há que se desenvolver o gosto pela leitura.
Tal tarefa, no entanto, requer,...
tracking img