O tipo de corrida para cada pessoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Coesão textual

A) SUBSTITUIÇÃO VOCABULAR
No mundo moderno, as pessoas estão mais ou menos aprisionadas em seus apartamentos. Nessas celas, a sociedade acaba cada vez mais distante para elas. No interior dessa concha familiar, as pessoas se encontram em pleno céu, com as portas fechadas para o mundo exterior. Além disso, nessa caixa o homem está cercado de objetos familiares.

Aponteas substituições vocabulares da expressão grifadas:

A pinga
Santo Antônio da Ventania é uma cidadezinha simpática da Zona da Mata de Minas. Se o nome já é uma atração, ainda existe outra: pinga encanada. Quando alguém pede essa forte bebida na vendinha do Lorenço, ele só faz abrir a torneirinha e a “marvada” logo enche o copo, caindo fácil, que nem água. Lorenço não faz segredo. É sóperguntar, e ele mostra o bujão de plástico em cima da prateleira, de onde uma mangueirinha leva o “mé” para a torneira. Só falta o seu Lorenço melhorar a qualidade: a sua água de fogo é pior do que aquela que matou o guarda.

B) PRONOMINALIZAÇÃO
1) Acredite no que você diz

1) Qualquer empreendedor que se preze, por menor que seja sua(1) empresa, sabe que é praticamente impossível se dar bem nomundo dos negócios sem acreditar em seus(2) produtos e sem convencer o público de que eles(3) podem fazer a diferença. Mas, talvez, ninguém tenha levado isso (4) tão a sério quanto a empresária inglesa “Anita Roddick, fundadora da The Body Shop, rede de lojas de cosméticos e artigos de higiene pessoal os quais(5) são preparados com ingredientes naturais. Ela(6) tem uma capacidade ingênua de agircom os clientes e convencê-los(7) não só a comprar os produtos ecologicamente corretos produzidos por sua(8) empresa, mas também as suas ideias de defesa radical do meio ambiente, de resistência à globalização, de apoio às causas sociais e de desconfiança em relação aos benefícios trazidos pela tecnologia.

Indique os referentes dos seguintes termos:
a) “sua” (1): possuidor:________________________ possuído:______________________

b) “seus” (2): possuidor:_________________________ possuído:______________________

c) “eles” (3):____________________________________________________________

______

d) “isso” (4):____________________________________________________________

_____
____________________________________________________________

_______________

e) “os quais”(5):____________________________________________________________

_

f) “Ela” (6):____________________________________________________________

_______

g) “-los” (7):____________________________________________________________

______

h) “sua” (l.8):____________________________________________________________

_____

2)Ninguém trabalha mais que os japoneses, mas isso(1) não querdizer que eles(2) vivam melhor. Segundo dados governamentais e de organismos internacionais, os japoneses vivem pior que seus(2) colegas do Primeiro Mundo em termos de moradia, tempo livre, férias e salários.

Indique os referentes dos seguintes pronomes:
a)“isso” (1): ____________________________________________________________

______
b) “eles”(2):____________________________________________________________

______
c)“seus” (2): possuidor: __________________ possuído: ______________________________

3)Doce mentiroso

A biotecnologia brasileira conseguiu sintetizar em laboratório um novo tipo de açúcar, que(1) ludibria o organismo: quem o(2) usa não engorda. Ao adoçar os alimentos, o novo açúcar não se transforma em calorias e não é metabolizado pelo corpo. Segundo ocientista Park, ele(3) é produzido sem a participação de substâncias químicas, ao contrário de alguns adoçantes artificiais, como as sacarinas. Ele(4) acredita que o novo produto poderá se tornar uma alternativa para os diabéticos. Afirma também que logo o mercado poderá vendê-lo(5) com preços bem acessíveis. Suas(6) pesquisas iniciaram há quatro anos na Unicamp.

a)“que” (1): um novo tipo de...
tracking img