Leitura e os sentidos do texto

Páginas: 6 (1482 palavras) Publicado: 3 de junho de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

PEDAGOGIA

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO



LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO
DR. LUIZ ROBERTO WAGNER

GOIÂNIA,15/06/2012
A leitura e sua importância
A leitura é uma experiência cotidiana e pessoal representativa para cada pessoa, a leitura de cada um é incapaz de ser a do outro. Por meio dela consegue-se o domínio da palavra.
Existem estratégias parafacilitar a compreensão de um texto, pois algumas pessoas encontram dificuldades em ler.
Para ajudar a despertar o interesse na leitura pode-se optar por assuntos que goste, fazer leitura em voz alta, fazer reproduções mentais acerca dos fatos lidos,e identificar pontos principais no texto.
Os professores são eficientes instrumentos para semear o prazer através de historias e estratégias usadasdesde o processo de alfabetização.
Para haver comunicações e expressões utiliza-se recursos de linguagens que são palavras, sinais visuais, gestos, símbolos que ajudam a identificar que o emissor é aquele que fala, escreve e passa informações; a mensagem que é a conversa, o código e o texto; e o receptor que é aquele que ouve, lê e recebe informações.
Existem três concepções de leitura: foco noautor, foco no texto e foco na interação autor-texto-leitor.
O foco no autor, o texto é exclusivo para passar a idéia do autor, o sujeito é individual e dono de suas vontades e ações. O foco no texto, o sujeito é sujeitado, pois é passivo e sem consciência. O foco na interação autor-texto-leitor, é uma leitura ativa, critica contextualizada, o sujeito é ativo.
A responsabilidade pelainterpretação do texto é do leitor, sendo assim o texto não é um código e sim uma acepção de sentidos.
É preciso ter conhecimento do que vai ler, dar um sentido ao texto lido e não somente ler por ler. Um texto pode ter vários sentidos e interpretados de várias formas a partir do conhecimento de mundo que o leitor tem e a interação de autor, texto, leitor.
A compreensão da leitura depende da relação entre osolhos e o cérebro, processo que há longo tempo os estudiosos procuram entender. Nas últimas três décadas houve um avanço significativo nesse campo, mas ainda não se conseguiu desvendar inteiramente a complexidade do ato de ler.
Há mais de cem anos se descobriu que, ao ler, nossos olhos não deslizam linearmente sobre o texto impresso, eles dão saltos em uma velocidade cerca de 200 graus porsegundo. É certo que durante esses saltos acontece um tipo de adivinhação, pois os olhos não estão de fato vendo tudo. O tempo de fixação dos olhos a cada vez é cerca de 50 milésimos de segundo e a distancia entre as fixações depende da dificuldade oferecida pelo material lido.
Para compreendermos melhor um texto deve-se identificar a existência de coesão que é a conexão, ligação, harmonia entre oselementos de um texto. Percebe-se tal definição quando lendo um texto se verifica que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro, seus elementos são: preposições, advérbios, pronomes, repetições e retomadas de palavras e outros.
Dispomos de vários mecanismos para conectar e relacionar as partes de um texto sendo os principais, coesão referencial-utilização de expressões que retomam ao antecipam as ideias: onde, cujo, que, esse(a), este(a). Coesão lexical- permite evitar a recepção de palavras e também unir partes de um texto utilizando-se: sinônimos, hiperônimos, perífrases. Coesão sequencial- estabelece relações lógicas entre ideias do texto utilizando-se os chamados conectivos os principais são consequência, causa, oposição, condição efinalidade.
Também conhecendo os gêneros textuais entende-se melhor a leitura.
Os gêneros textuais contribuem para ordenar e estabilizar atividades comunicativas no dia-a-dia.
Os gêneros textuais discursivos são divididos em:
Textos Narrativos: A narração é um tipo de gênero literário que é dividido em Romance, Conto, Novela, Crônica, Fábula, Parábola, Lenda e outros. O principal objetivo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LEITURA TEXTO SENTIDO
  • Leitura e sentido dos textos
  • Leitura e o sentido do texto
  • Leitura, texto e sentido
  • Leitura e os sentidos do texto
  • Leitura e os sentidos do texto
  • Leitura e os sentidos do texto
  • Leitura e os sentidos do texto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!