Leitura e os sentidos do texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
a) Concepção de leitura

Foco no autor -
Um pensamento, digamos, “egoísta”, onde o que escreve acredita que o que lê vai captar sua informação facilmente. Aqui cabe ao leitor entender o que oautor quis passar.

Foco no texto –
Neste entende-se que o leitor só precisa saber o código, por exemplo, se o texto estiver em alemão, precisa-se saber a língua para ler o texto. Somente isso, não seconsidera uma possível consciência, valores, dúvidas dos leitores. É o código pelo código.

Foco na interação autor-texto-leitor –
Aqui consideramos muito mais do que a simples leitura, onde osconhecimentos prévios do leitor fazem toda a diferença para entender o texto. Por exemplo, no Brasil políticos são taxados de ladrões, nos Estados Unidos é muito mais comum serem chamados de promíscuos,devido aos inúmeros casos de traição, piadas sobre políticos nesses dois países são bem diferentes e o conhecimento do leitor é que vai dar o entendimento do que esse texto quis dizer ou representa,pois essa informação faz toda a diferença para o contexto.

b) Estratégias de leitura

O autor do texto, o meio em que ele é vinculado, o gênero textual, o título e a distribuição e configuraçãodas informações no texto sãos as primeiras estratégias do leitor para o entendimento do todo.
Já no decorrer do texto surgem perguntas que vão sendo respondidas conforme se avança a leitura.
Também asemoções do leitor vão fazer com que ele crie mais questionamento diante do texto e queira continuar lendo.
Nessa vamos degustando o texto concordando ou não com ele, discutindo informações,criticamos, comparamos, por exemplo, um leitor que em um momento de maior discordância manda uma carta para o jornal pois não concorda com as informações ou com a opinião da notícia, e ai vemos que o leitorparticipa dessa leitura.

c) Leitura e a produção de sentidos

Para a participação do leitor nesse texto, aqui os conhecimentos desse receptor é que irá criar sentido ao que está escrito. Não...
tracking img