Leitura e literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LEITURA E LITERATURA

1.1 A LEITURA


O futuro do país depende da educação, muitas são as propostas para que se forneça um ensino capaz de tornar cidadãos reflexivos e críticos. O grande problema enfrentado é com relação à leitura, pois os alunos mostram falta de hábito e gosto por tal, sendo esta a ponte dos alunos para o mundo. (BARROS, 2007).
Percebe-se que existem pessoas que lêem,mas não entendem o que leram, são os chamados analfabetos funcionais. Os conceitos sofreram uma mudança quando surgiu a idéia de letramento, que é o domínio da escrita e da leitura associadas às práticas sociais, sendo que façam sentido para quem utilizar. (BARROS, 2007).
A escola é o principal ambiente que pode incentivar a leitura, já que algumas famílias não têm acesso a livros e muitascrianças são viciadas pelos meios audiovisuais. Outro fator é a formação inadequada dos professores, estes devem passar por constante capacitação, então a instituição de ensino precisa se preocupar em ampliar a noção de letramento. (BARROS, 2007)
Ainda com base em Barros (2007), ler é essencial para adquirir conhecimento, através da leitura o indivíduo pode ser inserido na sociedade. Não importa o queé lido, se textos jornalísticos ou literários, o fundamental é ler independente do estilo. Assim os alunos não observarão este aprendizado como uma obrigação, mas sim como um prazer.
Ler não é somente saber decodificar palavras, mas sim, interpretar, analisar criticamente e dar sentido a esses signos. Segundo a Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC) (1998, p. 77):


A escola precisaajudar o aluno a construir uma reflexão individualizada (no sentido de certo grau de originalidade, de apropriação) a respeito da realidade que é descrita ou apresentada no universo criado pelos diferentes gêneros textuais. O conhecimento lingüístico, o conhecimento de atributos textuais e o conhecimento que já tem do mundo circundante – seja através de experiências diretas, seja através deoutros textos que já constituíram fonte de aprendizado – são as bases que permitirão uma determinada formação em leitura.
Investir nesse movimento é realizar uma tarefa urgente: apostar que é possível ir muito além da alfabetização, que “prepara” sujeitos úteis para serem servidores mais ou menos domesticados, constituindo, preferencialmente, sujeitos leitores, capazes de olhar reflexivamente arealidade à sua volta, e capazes de fazer a opção de mudá-la de alguma forma.

Um texto não deve ser lido somente por ler, de forma superficial. Deve-se achar as subideias, aquilo que está por trás do texto:

Ensinar a gostar de ler é ensinar a se emocionar como os sentidos e com a razão; e, para isso, é preciso ensinar a enxergar o que não está evidente, e achar pistas e a retirar do texto ossentidos que se escondem por detrás daquilo que se diz. (VILLARDI, 1997, p.37)


Para entender essas “informações escondidas”, o aluno já deve ter um conhecimento prévio, segundo Freire (2006), é chamado de Leitura de Mundo. Essa que é a leitura da realidade, ou seja, o conhecimento adquirido na infância ou na convivência em comunidade. É através da leitura de mundo que conhecemos valores eideais e desenvolvemos uma posição crítica e própria. Sendo que toda essa leitura precede a do texto, a qual se aprende na escola.
Este processo precisa de muita atenção, deve-se deixar de lado o autoritarismo, é importante saber ouvir e ter uma interação entre alunos e professores. O conhecimento passado não pode ser visto como algo concluído, nada está acabado e sempre podem seracrescentadas novas descobertas e experiências. Assim percebe-se que a leitura do mundo e a leitura da palavra estão ligadas e estas contribuem para aumentar o conhecimento. (FREIRE, 2006).
Além do mais, os alunos precisam aprender a observar a realidade, tendo suas próprias opiniões. Devem ser estimulados a interpretar textos e a tornarem-se sujeitos criativos e críticos diante do estudo e da vida. A...
tracking img