Resumo, o cortico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O cortiço!
Livro de Aluisio Azevedo.
O cortiço é um lugar onde vivem muitas pessoas, entre elas João Romão, este homem foi quem deu inicio ao cortiço através do dinheiro que ‘’ pegou ‘’ deBertoleza (escrava que vivia e gostava de João Romão, e até mesmo acredito inocentemente que João pagaria sua carta de alforria, mas comprou terras para iniciar o cortiço).
No cortiço tinha muitas intrigase brigas. A história começa retratando a historia de Pombinha, uma doce menina que foi abusada por Léonie, porem não contou nada. E logo que menstruou, noivou com Costa. Mas como sua ‘’infância’’ nãofoi das melhores virou uma prostituta futuramente.
Depois acontece uma das maiores intrigas da história entre o cortiço de João Romão e o Cabeça de Gato, esses dois não aceitavam que nenhum de seusmoradores passassem para o outro lado e colocaram uma bandeira limitando o território de cada. Porem essa intriga depois de um tempo passou, pois João Romão muito ganancioso viu crescer sua fortunacom a quantidade de pessoas que rodeavam por esse ‘’bairro’’.
Romão ao decorrer da historia começou a se apaixonar pela filha do Miranda e com a ajuda de Botelho conseguiu se aproximar da família queera nobre.
Bruno era um homem muito apaixonado por Leocádia e ela o abandonará. Com isso ele ficou inconsolável e pedia para Pombinha antes de ir embora escrever cartas para que ele mandasse para aex mulher.Porem somente depois que foi para o hospital é que ela veio visitar ele.
Outra história entre muitas é a de Rita, Piedade, Jerônimo e Firmo, esses vivam em guerras por causa dasinfidelidades. Jerônimo era marido de Piedade, porem tinha uma caso com Rita, que tinha um caso com Firmo. Quando Jerônimo ficou doente Rita nem se quer lembrava dele e se encontrava as escondidas com Firmo,logo após a recuperação do marido de Piedade, Rita não quis mais saber de Firmo e este ficou com raiva e jurou a morte de Jerônimo e o mesmo jurou a morte de Firmo que acabou acontecendo.
O cortiço...
tracking img