Leitura e letramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Processos de Leitura e Letramento
RESUMO
A presente monografia apresenta aspectos relevantes para o entendimento do processo de leitura. A leitura não é apenas decodificar símbolos lingüísticos, mas sim, interpretar e compreender o sentido do texto. Nesse processo de compreensão e interpretação de leitura dos textos escritos estão envolvidos vários fatores como: processo neurofisiológico queseria: ao ler um texto os olhos apreendem os signos por pacotes sendo normal pular algumas palavras sem que perca o sentido, tem o processo cognitivo que é o conhecimento prévio que o leitor já possui ao ler determinados textos, o processo afetivo que está relacionado com o sentido emocional, sentido racional e o sentido sensorial do leitor assim como, o processo simbólico e o processoargumentativo. A leitura também possui objetivos que seria o que o leitor deseja alcançar com aquela leitura? É uma leitura por mero prazer? Por busca de diversão? Para obter informações ou para desenvolver o intelecto? A leitura pode proporcionar ao leitor um mundo de conhecimentos assim como, ele também deve estabelecer estratégias para uma completa compreensão do texto. Mas antes de se observar essesprocessos e até mesmo as estratégias de leitura se faz necessário saber de onde e por que surgiu o conceito de leitura para os primeiros leitores da sociedade.
Palavras chave: leitura, processo de leitura, objetivos, estratégias de leitura 

1 INTRODUÇÃO
Pensar na história da leitura é antes de tudo saber como tudo começou. 
De acordo com os estudos de FISHER (2006), a história da leitura descreveo ato de diversas manifestações humanas, tais como: em pedras, ossos, cascas de árvores, muros, monumentos – tabuletas, rolos de papiro, códices, entre outros. 
Apesar da leitura e a escrita estarem inteiramente relacionadas, ela é na verdade a antítese da escrita. Na realidade cada uma atua em pontos distintos do cérebro. A escrita é uma habilidade; já a leitura é uma aptidão natural. A escritaoriginou-se de uma elaboração; a leitura desenvolveu-se com a compreensão da humanidade e dos recursos da palavra escrita.
Em cerca de 1300 aC, entendia-se que “Ler” significava declamar. Durante a maior parte do tempo da história da escrita, ler denotava falar. As pessoas já haviam percebido que instruções, cálculos, acordos verbais podiam ser adulterados com facilidade. Foi então que tornou-senecessário criar ou inventar algo que pudesse ser consultado sempre que houvesse a necessidade de confirmar fatos oralmente e acabar com as contendas, desse modo, criou-se uma “ Testemunha Imortal”. Assim, nasceu a escrita transformando em seus primórdios a palavra humana em pedra.
No desenvolvimento deste trabalho serão abordadas questões sobre a leitura e, qual foi a necessidade de se iniciaressa prática na sociedade assim como, a diferenciação entre níveis de leitura e letramento. A metodologia que foi utilizada foi qualitativa descritiva e de cunho bibliográfico.
O intuito desse trabalho é mostrar qual a visão que temos a respeito da leitura e seus objetivos na sociedade. 
O segundo capítulo aborda os primeiros leitores na sociedade, quem eram e como eles se comunicavam,explicitando também a concepção que os filósofos Aristóteles, Platão e Sócrates tinham à respeito da leitura.
No terceiro capítulo o que se entende por leitura e quais os processos que estão envolvidos no ato de ler. O quarto capítulo fala sobre os objetivos que devem ser estabelecido para que se tenha uma boa leitura. 
O quinto capítulo trata da questão de letramento como sendo uma prática social. Seráabordado sobre a questão de níveis de letramento de um leitor. 
2 CAPÍTULO I - METODOLOGIA
A metodologia utilizada na respectiva pesquisa tem como base um referencial bibliográfico e a análise qualitativa dos dados apresentados.
O método qualitativo diz respeito ao nível da avaliação da relevância e da significação dos problemas abordados. 
O método qualitativo é utilizado para descrever, relatar,...
tracking img