Letramento leitura e escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LETRAMENTO: LEITURA E ESCRITA


Juliana Oenning Concer

Margarete Dacoreggio Silva

Prof.:. Orientadora Neide Pereira

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI


Curso: Licenciatura em Pedagogia (PED0045)

01/04/2013


1 INTRODUÇÃO


A leitura e a escrita constituem práticas reconhecidamente valorizadas no âmbito da sociedade, uma vez que os usos da língua oral e escritaremetem à possibilidade de participação social no partilhamento de um bem cultural que é a escrita


A aquisição da leitura e da escrita implica, portanto, uma questão de cidadania, ao tempo que se revela como uma forma de inclusão social, ao possibilitar a capacidade criadora e o posicionamento crítico no mundo no qual estamos inseridos. Nesta perspectiva, o domínio da língua escrita ampliahorizontes, proporcionando, sobretudo o acesso à informação e à produção do conhecimento.


A aprendizagem da leitura e da escrita ocorre a partir das interações estabelecidas no convívio social, tendo em vista que a linguagem proporciona a função de comunicação entre os pares, conduzindo-os à assimilação dos conhecimentos historicamente produzidos e reelaborados pela humanidade, e fazendosurgir um novo conceito, o letramento.


Neste contexto, a pesquisa desenvolvida com o supervisor escolar da Escola Municipal João Batista da Silva busca problematizar a função do supervisor no ambiente escolar e sua importância no trabalho com as práticas de alfabetização de letramento.




2 LETRAMENTO: LEITURA E ESCRITA




Em meados da década de 1980, do século XX, mesmo com uma forteinfluência de referenciais teóricos acerca da psicogênese da língua escrita, emerge um novo termo para explicitar a compreensão de alfabetização. Para atender às novas exigências impostas pela sociedade não basta aprender ler e escrever, mas exige-se o domínio do código alfabético e ortográfico em práticas sociais voltadas para o exercício da leitura e da escrita.


O termo letramentosurge como fenômeno de análise de cunho histórico e sociológico, realçando a dimensão multidisciplinar no processo de aquisição da língua escrita, ao tempo que concebe a escrita enquanto prática social em seus usos e funções nos variados contextos e nos diferentes grupos e culturas.


O homem, com base nessa necessidade humana de comunicação, busca diferentes meios para exercer a atividadecomunicativa como forma de interação com seus pares. Neste exercício efetivo da ação comunicativa, deve prevalecer segundo Lopes (2004), o princípio da interatividade, que busca satisfazer a integração entre as marcas convencionais características da escrita aos significados expressos pelo pensamento simbólico do homem, construído a partir de processos históricos e culturais, tendo em vista que osignificado atribuído à escrita vincula-se aos usos e às funções que ela exerce nos diferentes domínios da sociedade.


Considerando a compreensão de que os usos da escrita estão associados aos padrões socioculturais particulares é que emergem os Novos Estudos do Letramento (STREET, 1993), suscitados a partir dos anos 80, como nova perspectiva de abordagem desse fenômeno, encaminhando asdiscussões:


[...] no sentido de questionar a visão de letramento como o conhecimento estrito do código da língua, manifestado num sistema gráfico, e como a tecnologia que em si mesma favoreceria o desenvolvimento de capacidades cognitivas [...] (LOPES, 2004).


Para Kleiman (1995, p. 19), o letramento compreende “[...] um conjunto de práticas sociais que usam a escrita,enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos específicos, para objetivos específicos [...]”. Assim, os usos da escrita extrapolam as situações específicas de sala de aula, que classificam os alunos como alfabetizados ou não-alfabetizados e concebem a forma escolar da escrita como única via para a sistematização da realidade social. O conceito apresentado por Kleiman (1995) realça a...
tracking img