Leitura e escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
_ As relações da criança com a escrita:
As primeiras representações escritas das crianças buscam imitar o modo de comunicação do adulto, ou o modo de falar vivido pela própria criança. Ela não simplesmente “copia” o adulto, mas tenta acrescentar nos traços as suas experiências, interpretando gradativamente espaços e condições. “Reinventa” o alfabeto segundo suas próprias necessidades e passa por“erros construtivos”. Acaba por construir seu próprio conhecimento para poder se apoderar do conhecimento do mundo. Para Vygotsky, a escrita é uma prática social organizada e vivida pelos membros da sociedade. Através dos signos* ela age sobre os processos sociais em geral e interfere neles. Por ser um advento cultural, ela está do lado de fora exposta dos mais diversos jeitos e vamos, pouco apouco, nos apoderando disso e internalizando esse conhecimento. As funções sociais são largamente trabalhadas: se escreve para alguém, por um motivo, de algum modo. A mediação* elabora uma lógica de inserção da escrita no contexto infantil, criando condições estimuladoras e conflitos cognitivos.

_ O estudo experimental da construção da escrita pela criança:
Emilia Ferreiro: escrita é objeto deconhecimento constituído de forma evolutiva. (papel ativo do sujeito, elaboração individual)
Vygotsky: produto cultural pelo qual a criança se integra às relações sociais. (processo desenvolvido entre sujeitos e em cada sujeito, processo de simbolização compartilhado entre o experimentador e a criança)
(O restante do texto desenvolve uma pesquisa de representação escrita das crianças e daleitura desempenhada por elas desse material. Há exemplos das formas de diferenciação, no período pré-silábico, e da fonetização da escrita no período silábico ao alfabético.)
_ Cadernos escolares: como e o que se registra no contexto escolar?
O caderno escolar se insere num contexto de “espaço” de promoção da escrita, mas um espaço demarcado, com margens, linhas e “regras” para ser preenchido. Aatividade de cópia do conteúdo presente na lousa apresentava muita variação na recepção pelas crianças. Cada criança se posicionava diante da escrita e da cópia de uma maneira diferente. O caderno também seria uma forma de documentar a evolução do aprendizado e situar todas as atividades desenvolvidas em determinado período pela criança. Agia como uma espécie de caminho construído por ela. Existiria,além disso, a criação de um objeto de poder e um instrumento de vigilância da “produção”, identificando erros e acertos. Mostrando a interação entre professor e aluno, ou seja, o caderno do aluno era associado a uma condensação de todo um trabalho desenvolvido pelo professor, que poderia gerar frutos maiores ou menores. Os pais também podiam ficar a par do que a criança vivia em sala de aulaatravés do manuseio e da compreensão do conteúdo guardado. Esse conteúdo poderia ser conversado, cobrado e discutido pelos pais com os professores, gerando situações construtivas mas também difíceis de lidar. Acompanhar a alfabetização do filho seria importante para o desenvolvimento dele. Há tanto o desenvolvimento de trabalhos elaborados com empenho e dedicação quanto cópias mecânicas e vazias desentido pra criança, o que deve ser visto e discutido nesse processo, tanto pelos pais quanto por professores. Os cadernos chegariam a funcionar como um diário de bordo, mostrando as oscilações e os sentimentos vividos pelos alunos nessa verdadeira epopeia que é o desenvolvimento da escrita e da leitura. É possível delinear estratégias para abarcar a complexidade desse instrumento e fugir daconcepção mecânica de cópia. É necessário olhar também para o que “foge” do caderno, para o que não está escrito e inscrito nele.
_ A apropriação da escrita como um instrumento cultural complexo:
Apresenta uma abordagem que busca inserir elementos artísticos como a pintura, a dança, a poesia, entre outros, no desenvolvimento da alfabetização infantil, para construir a identidade, a inteligência e a...
tracking img