Leis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 174 (43448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JOSÉ NARUMI DE QUEIROZ MAKISHIMA

GESTÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: A MANUTENÇÃO PREDIAL EM UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Área de Concentração: Construção Civil. Linha de Pesquisa:Sistemas de Produção. Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Eduardo Catai

CURITIBA 2011

DEDICATÓRIA

Ao meu avô, pelo esforço que sempre dedicou a nossa família, pelo exemplo de disciplina e perseverança, legado e modelo a ser seguido.

A minha mãe Maria Carmelita e ao meu pai Nozomu Makishima que sempre me incentivaram e me motivaram a aperfeiçoar os meus conhecimentos e a estudar.

A minhaesposa Édne e ao meu filho Daniel pelo amor, compreensão e paciência que tiveram comigo para que eu pudesse me dedicar a este mestrado.

AGRADECIMENTOS Ao professor Dr. Rodrigo Eduardo Catai pela ajuda incondicional em todas as fases do mestrado, pela forma sempre positiva no processo de orientação e principalmente por sua amizade.

Ao professor Dr. Cezar Augusto Romano pelo apoio tanto moralcomo técnico, e por ter permitido vivenciar por alguns momentos a experiência de ministrar algumas aulas. Foi muito gratificante.

A todos os professores do mestrado que com certeza fizeram e fazem a diferença na vida de todos os alunos.

A todos os colegas de classe que muito contribuíram para que esta pesquisa fosse concluída com sucesso.

A todo o corpo diretivo, gerencial e a equipe doServiço Especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da empresa que me permitiu conduzir esta pesquisa em suas instalações.

RESUMO

MAKISHIMA, JOSÉ N.Q. Gestão de Segurança do Trabalho na Construção Civil: A Manutenção Predial em uma Indústria de Alimentos. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, UniversidadeTecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2011. As organizações têm repassado para empresas especializadas os trabalhos que originalmente realizavam com empregados de seus quadros de efetivos. Este fenômeno tem provocado um crescente movimento de subcontratação de serviços conhecido como terceirização. As empresas terceirizadas têm se estabelecido de forma frágil do ponto de vista da segurança dotrabalho, negligenciando os aspectos mais básicos estabelecidos pela legislação vigente, normas técnicas e as boas práticas nesta área no intuito de oferecer propostas mais econômicas para fazer frente a um mercado cada vez mais competitivo. Estabeleceu -se como objetivo para esta pesquisa identificar as práticas adotadas em matéria de segurança por uma companhia multinacional do ramo de alimentos,que é certificada na Norma OHSAS 18.001:2007, no que tange as empresas terceirizadas que prestaram serviços de manutenção predial com foco nas atividades de construção civil no período de julho de 2009 a junho de 2010. A metodologia utilizada consistiu de um estudo detalhado da documentação relativa ao sistema de gestão da organização contratante quanto aos trabalhos terceirizados e dos registrosdas subcontratadas concernentes a acidentes e medidas prevencionistas adotadas para o atendimento das exigências estipuladas pela contratante. Como resultado principal desta pesquisa identificou-se que dentre as medidas adotadas destacaram-se o estabelecimento de processos administrativos e técnicos, como a operacionalização de ações chaves como a fundamentação dos trabalhos com base em requisitosda Norma OHSAS 18.001, dos programas de treinamento, do atendimento a legislação, da definição de procedimentos para atividades administrativas e de risco, de uma boa relação entre contratante e contratada, da organização de profissionais de segurança, de preparação de emergências e atendimento médico. Como conclusão verificou-se que as medidas implantadas foram eficazes, pois contribuíram...
tracking img