Leis do sus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLESTEROL x LIPÍDEOS
OS PRINCIPAIS LIPÍDEOS DO PLASMA HUMANO

Os principais lipídeos do plasma humano são colesterol, ésteres do colesteril, triglicerídeos, fosfolipídios e ácidos graxosnão-esterificados.

COLESTEROL
O colesterol é uma substância gordurosa encontrada em todas as células no nosso corpo. Ele é essencial para a formação das membranas celulares, para a síntese doshormônios esteroidais como a testosterona, estrogênio, cortisol e outros, para a produção da bile, para digestão de alimentos gordurosos, para formação da mielina (uma bainha que cobre os nervos), parametabolização de algumas vitaminas (A, D, E e K) etc...(20)

CLASSES DE LIPIDEOS
Os lipídeos são substâncias insolúveis em água. São transportados na forma de lipoproteínas, que podem ser divididas, deacordo com a sua densidade, em cinco classes: quilomícrons, lipoproteínas de densidade muito baixa (VLDL), lipoproteínas de baixa densidade (LDL), lipoproteínas de densidade intermediária (IDL) elipoproteínas de alta densidade (HDL) (6).

FUNÇÃO
A função principal das lipoproteínas plasmáticas parece ser a de transporte dos triglicerídeos e do colesterol dos locais de origem – no intestino(origem exógena) e no fígado (origem endógena) – para os locais de armazenamento e utilização (6).

Os triglicerídeos e o colesterol entram no plasma na forma de partículas de lipoproteínas ricas emtriglicerídeos (quilomícrons e VLDL) e sofrem mudanças intravasculares através da enzima lipase lipoprotéica, que hidrolisa os triglicerídeos e os diglicerídeos em ácidos graxos emonoglicerídeos.

PARTÍCULAS DE SUPERFÍCIE
As partículas de superfície, chamadas de colesterol livre e fosfolipídeos, e as polipoproteínas são transferidas da VLDL à HDL através da interação com alecitinacolesterol aciltransferase (LCAT) para formar ésteres de colesteril e lisolecitina. Os ésteres do colesteril são subseqüentemente transferidos à IDL, que é convertida em LDL rica em ésteres de...
tracking img